Novo trajeto da Linha Verde terá faixa exclusiva para ônibus - Jornal de Colombo

Novo trajeto da Linha Verde terá faixa exclusiva para ônibus

Novo trajeto da Linha Verde terá faixa exclusiva para ônibus

Os cerca de 29,2 mil passageiros que utilizam o transporte coletivo a partir da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), no bairro Prado Velho, serão beneficiados com a implantação de uma faixa de circulação exclusiva para ônibus. A intenção da medida, que será implantada num trecho de 700 metros da Rua Imaculada Conceição até a

Os cerca de 29,2 mil passageiros que utilizam o transporte coletivo a partir da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), no bairro Prado Velho, serão beneficiados com a implantação de uma faixa de circulação exclusiva para ônibus.

A intenção da medida, que será implantada num trecho de 700 metros da Rua Imaculada Conceição até a Linha Verde (BR-476), é diminuir o tempo de deslocamento de quem utiliza as seis linhas de ônibus do transporte urbano que passam diariamente por ali: Interbairros V, Universidade, Guabirotuba, Uberaba, Canal Belém e PUC/Rodoferroviária, além de uma linha de ônibus metropolitano (Curitiba-Fazenda Rio Grande).

Os trabalhos de sinalização na via já começaram e devem continuar ao longo da semana, de acordo com a Superintendência de Trânsito (Setran).

Passado esse período de adaptação – a partir do dia 10 de fevereiro – o condutor de veículo de passeio que for flagrado dirigindo pela faixa exclusiva para ônibus pode ser multado.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estipula sanção de sete pontos na carteira de habilitação (infração gravíssima), conforme inciso III do artigo 184: “transitar com o veículo na faixa ou via de trânsito exclusivo, regulamentada com circulação destinada aos veículos de transporte público coletivo de passageiros, salvo casos de força maior e com autorização do poder público competente”. O valor da multa é de R$ 293,47.

 

Sinalização

O projeto de sinalização para a faixa exclusiva da Imaculada Conceição foi executado pela Setran após definição conjunta pela Urbs e pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), órgãos responsáveis pelo gerenciamento das linhas de ônibus da capital e das cidades vizinhas, respectivamente.

Depois de aprovado o projeto, a Setran implantou as placas e a pintura da via. Toda a sinalização de trânsito da Rua Imaculada Conceição foi revitalizada, assim como da via paralela, a Avenida Salgado Filho, no mesmo trecho.

Foto – Divulgação

Posts