No último final de semana, o município de Pinhais realizou mais um Mutirão de Castração, como parte do programa Permanente de Castração de Cães e Gatos, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente (Semma), por meio da Divisão de Bem-Estar Animal (Dibea). A ação aconteceu na sede da Semma, sendo realizada gratuitamente para aqueles que se enquadram nos critérios do programa.

O Mutirão de Castração contou com os servidores da Semma que trabalharam na organização evento, além de uma equipe de 21 profissionais, entre veterinários, cirurgiões, estagiários e auxiliares que estavam envolvidos diretamente no processo de castração que seguiu as recomendações do Conselho de Medicina Veterinária do Paraná. Ao final, os tutores foram orientados a não retirar os pontos dos animais e também receberam a receita e os medicamentos (antibióticos e antiflamatórios) gratuitamente, além da microchipagem e, no caso das fêmeas, a roupa cirúrgica.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilheu, considerou que o Mutirão cumpriu bem o papel estabelecido.  “A minha avaliação do evento é positiva, porque em relação ao controle populacional dos animais esta ação é o melhor caminho. A castração vem a somar com outras ações que a Secretaria de Meio Ambiente desenvolve constantemente. Em virtude da pandemia, o mutirão é uma  ação que estamos retomando. Tivemos uma primeira nesse ano, agora essa segunda e teremos outra edição até o final do ano. A nossa previsão é que tenhamos mais de 1200 animais castrados somente neste ano no município”, afirmou.

Compartilhe nas Redes Sociais: