Mais de 700 animais são castrados em Piraquara em programa de castração - Jornal de Colombo

Mais de 700 animais são castrados em Piraquara em programa de castração

Mais de 700 animais são castrados em Piraquara em programa de castração

No último sábado, 29, equipes do Programa Permanente de Castração de Cães e Gatos (CastraPet), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), concluíram a castração de 719 animais em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. O município é um dos últimos do ciclo que encerra no final de junho, com atendimento

No último sábado, 29, equipes do Programa Permanente de Castração de Cães e Gatos (CastraPet), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), concluíram a castração de 719 animais em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. O município é um dos últimos do ciclo que encerra no final de junho, com atendimento em 45 localidades e 15 mil pets castrados.

O programa é uma iniciativa da Sedest, por meio do Instituto Água e Terra (IAT), e executado através de recursos do Fundo Estadual de Meio Ambiente e parte com emendas parlamentares. As prefeituras participam da organização, disponibilizando os locais e cadastros de animais. Em Colombo, a ação contribuiu com a castração de 360 animais no mês de novembro do ano passado.

Foram cinco dias de ação em Piraquara, com a presença de centenas de tutores de cães e gatos inscritos no Programa Municipal de Castrações, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Além da esterilização dos pets, as famílias receberam a medicação para o pós-operatório, sem nenhum custo e orientação para garantir o bem-estar animal. O secretário Márcio Nunes esteve em Piraquara acompanhando a iniciativa.

Fases

Nos próximos 30 dias, o CastraPet estará em Itaperuçu para onde foram disponibilizadas 553 vagas, entre os dias 01/06 a 12/06, e São José de Pinhais, de 15/06 a 26/06, também com 553 castrações, finalizando essa etapa. Até aqui, o investimento foi de R$ 2,4 milhões. Somando todo o ciclo, serão mais de quinze mil cães e gatos esterilizados em todo o Estado. A segunda etapa atenderá, no segundo semestre, mais 69 municípios, com investimento de R$ 2,5 milhões. O programa é permanente e a meta é atingir 100% do Estado do Paraná.

Posts