Foto: Ari Dias – AEN/PR

Foto: Ari Dias – AEN/PR

Infraestrutura de qualidade, posição estratégica, mão de obra qualificada e, principalmente, diálogo e confiança nas políticas públicas estaduais. Esses foram alguns dos pontos destacados por empresários, executivos e dirigentes de entidades do setor produtivo como diferenciais do Paraná para atração e manutenção de investimentos privados.

Presentes no evento promovido pelo Governo do Estado para celebrar R$ 120 bilhões investidos no Paraná desde 2019, que aconteceu na noite da terça-feira (17) no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, eles apontaram questões como o programa de incentivos fiscais e a redução de burocracias como instrumentos importantes nesse processo.

A boa gestão do Estado durante a pandemia de Covid-19 também foi imprescindível para, mesmo com as restrições, manter os investimentos e fechar em alta os indicadores econômicos, ao mesmo tempo em que atendia as questões de saúde pública. Com isso, o Paraná terminou 2021 com a geração recorde de empregos, com a criação de mais de 172 mil vagas com carteira assinada, com crescimento de 9% na indústria, terceiro melhor resultado do País, e com avanço de 3,3% no Produto Interno Bruto (PIB), o maior desde 2014.

“A gestão do governo foi muito boa durante a pandemia, e a indústria conseguiu manter sua atividade na média, tivemos um bom volume na geração de empregos, investimentos no período e com aumento, inclusive, na arrecadação do compulsório pago para o sistema Sesi e Senai”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Carlos Valter.

ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS – Medidas fiscais mais atrativas, como a dilação de prazo e diferimento do recolhimento do ICMS para investimentos industriais, e outros incentivos foram determinantes, por exemplo, para instalação da Maltaria Campos Gerais, que prevê investimento de R$ 1,5 bilhão de seis cooperativas em Ponta Grossa.

“É fruto de um empenho e visão de mercado das cooperativas, que coincidiu também com o apoio que o Governo do Estado está dando para a atração de investimentos. De outra forma, poderíamos instalar em outro estado ou outra região”, afirmou o presidente da Cooperativa Agrária, Jorge Karl, uma das envolvidas no empreendimento.

“Quando avaliamos novos investimentos sempre olhamos para a infraestrutura e para as pessoas, para a formação de engenheiros, por exemplo,”, disse. “Começamos 2022 com tudo, com o a renovação e lançamento de três novos modelos de veículos. O diálogo e a abertura que temos com o Governo do Paraná, com muita transparência, são fatores determinantes para os nossos investimentos”. Concluiu.

Compartilhe nas Redes Sociais: