A Cadeia Pública de Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) recebeu nos últimos meses uma reforma encampada pelo Governo do Estado do Paraná. O prédio recebeu pintura, melhorias no sistema de esgoto e nos alojamentos. A unidade também ganhou uma nova fachada, salas para atividades laborais, para videoconferência, entrega e revista de alimentos. “Ela foi modernizada e revitalizada. Reestruturamos a recepção, inclusive com a implantação de um aparelho de raio-x para a revista de produtos que entram na unidade. Ademais, este equipamento reforçará ainda mais a segurança da Cadeia, que já conta com câmeras de monitoramento”, detalhou o chefe das Cadeias Públicas de Curitiba e Região Metropolitana, Marcos de Paula.

O investimento na ação foi de aproximadamente R$ 15 mil, e teve a contribuição de doações de empresas e entidades civis. “A lista de obras inclui pelo menos 16 itens e foi uma forma de reconhecer o trabalho dos servidores, uma vez que o local está mais seguro. É um reforço e um incentivo a desempenharem ainda melhor as suas funções”, completou.

Também foi construído um novo pátio de sol, a cela para recebimento de presos foi readequada e o esgoto passou por reparos, assim como o banheiro na recepção. “O objetivo é de dar mais dignidade tanto ao servidores quanto aos custodiados da unidade, por isso dentre as mudanças estão a reestruturação de praticamente todos os ambientes da Cadeia, em todos os alojamentos”, disse De Paula.

Por fim, houve a implantação de um setor de costura, no qual oito presos já estão trabalhando. O objetivo é qualificar o trabalho de ressocialização e remição de pena, em que detentos também trabalham nos setores de serviços do local, incluindo lavanderia, manutenção, faxina e culinária.

Compartilhe nas Redes Sociais: