Mesmo com elevados índices da vacinação, a 56ª edição da tradicional Festa da Uva que acontece todos os anos em Colombo, foi cancelada. O aumento expressivo do número de casos contribuiu para a decisão da prefeitura, que decidiu priorizar a saúde da população. O evento estava marcado para fevereiro deste ano. A administração da cidade ressaltou que “o momento exige cuidados e respeito à saúde pública”. No ano passado, a Festa da Uva de Colombo já havia sido cancelada devido a pandemia causada pelo coronavírus.

“Priorizando a saúde da população, tendo em vista o aumento nos casos de doenças respiratórias como a H3N2 e Covid-19 em todo território nacional, a Prefeitura de Colombo não realizará a tradicional Festa da Uva no mês de fevereiro. A decisão de não realizar a 56ª edição da festa em 2022, mesmo com elevados índices de vacinação no município, ocorre em um momento delicado que exige cuidados e respeito à saúde pública. É importante ressaltar que os cuidados sanitários como o uso de máscara, higienização das mãos com freqüência e o distanciamento social inibem o contágio destas doenças. Com o apoio da população vamos vencer essa luta preservando vidas.” Disse a prefeitura, em nota.            

A Festa da Uva é o evento mais importante da cultura italiana do Paraná. Sua primeira edição foi realizada em 1959, quando após sucessivas realizações das missas de ação de graças pela colheita, as lideranças da igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário de Colombo, decidiram realizar uma grande missa campal nas proximidades do Lago Tumiri (Centro de Colombo). Assim nasceu a 1º Festa do Vinho. Ano após ano, o evento cresceu e ganhou o status de maior evento cultural da Região Metropolitana, atraindo visitantes e negócios para a cidade.

Compartilhe nas Redes Sociais: