A Defesa Civil de Curitiba propôs em reunião com representantes de 13 municípios da Região Metropolitana, realizada de forma virtual na última quarta-feira, 16, a criação do Conselho Metropolitano de Proteção e Defesa Civil do Paraná, com o objetivo do fortalecimento de ações integradas entre as equipes dos municípios envolvidos.

Durante o encontro, foi apresentada uma carta de adesão, a partir da qual cada cidade possa acrescentar sugestões e devolver o documento. “A partir do Conselho, podemos intensificar o compartilhamento de informações e capacidades técnicas na formação dos agentes de Proteção e Defesa Civil, além da elaboração de projetos integrados para a construção de cidades resilientes”, disse o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, Nelson Ribeiro.

Entre os benefícios da criação do Conselho Metropolitano, está uma maior facilidade para a aquisição de viaturas e materiais de prevenção a eventos adversos, bem como a captação de recursos financeiros, subvenções sociais ou econômicas, de órgãos públicos e entidades privadas, por meio de convênios, contratos ou acordos. “A Defesa Civil também ganha em força organizacional. Temos problemas conjuntos que podem ser divididos, soluções integradas e mais eficazes que podemos buscar, estabelecendo protocolos padrão”, pontuou Ribeiro.

O secretário de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, Péricles de Matos, destacou a importância da união proposta. “Nenhum de nós é mais forte do que todos trabalhando juntos, de forma sinérgica, democrática e participativa”, afirmou.

Participaram do encontro on-line o diretor do Gabinete de Gestão Integrada de Curitiba, Munir Guérios Filho, e representantes dos municípios de Agudos do Sul, Dr. Ulysses, Piraquara, Pinhais, Campo Magro, Campo do Tenente, Campo Largo, Tunas do Paraná, Araucária, São José dos Pinhais, Colombo, Fazenda Rio Grande e Almirante Tamandaré.

Compartilhe nas Redes Sociais: