Curitiba ampliou a Semana Nacional do Trânsito (SNT) – celebrada de 18 e 25 de setembro – com o desenvolvimento de ações educativas e de conscientização durante todo o mês. Na programação estão campanhas de respeito à faixa de pedestres, facilidades online para o cidadão que precisa de serviços na área, um programa voltado à inclusão no trânsito e incentivo para que o motorista não dirija se ingerir bebida alcoólica.

Desde o início da semana, agentes de trânsito e guardas municipais estão engajados na ação de reforço à prioridade de travessia nas faixas de pedestre sem semáforos. Iniciada pela região central, a atividade continua até o fim do mês e passará pelos bairros.

Não dirigir após beber é o foco da campanha Deixe seu Carro em Casa, que será desenvolvida em parceria com a iniciativa privada, em bares, restaurantes e casas noturnas, a partir do dia 18.

Iniciativas pioneiras

Ao longo do mês também acontece o lançamento oficial do programa Trânsito para Todos, encabeçado pela Escola Pública de Trânsito (EPTran).

Além de projetos específicos para pessoas com deficiência, o programa contempla o Na Sua Pele, que busca sensibilizar os motoristas, pela empatia e pelo conhecimento, sobre as limitações do outro.

De acordo com a EPTran, a iniciativa é inédita no Brasil. Esse pioneirismo também tem outra vertente: já está disponível a indicação de condutor online para multas de trânsito. Com a inovação, Curitiba se tornou a primeira cidade do País a oferecer a facilidade ao cidadão.

A abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito na capital, com a participação das instituições públicas e privadas envolvidas no trânsito, será no dia 18, às 10h30, no Salão de Atos do Parque Barigui. O mês terá ainda palestras e vivências em escolas.

Veículos abandonados

A Prefeitura continua com a ação do Xô, Tranqueira, que consiste em retirar das ruas carcaças de veículos abandonados, com o serviço de guincho. A iniciativa era um anseio da população atendido pela atual gestão municipal.

Foram retirados das ruas 423 veículos abandonados desde março de 2018, quando o serviço de guincho voltou a operar na cidade.

Somando-se a veículos removidos em blitzes e situações de rotina, como estacionamento irregular, as remoções ultrapassam 6,5 mil. Também já foram feitos 16 leilões de veículos não retirados do pátio pelos proprietários.

Compartilhe nas Redes Sociais: