Na última segunda-feira, 27, no dia em que se comemora o Dia Mundial do Turismo, Curitiba recebeu a primeira Escola de Turismo do Brasil, implementada pelo Instituto Municipal de Turismo (IMT). Os cursos são criados a partir de parcerias colaborativas e vão acontecer em diversos espaços. A Escola não possui sede fixa e pretende, como um organismo vivo, abraçar toda a cidade.

O lançamento da Escola de Turismo de Curitiba aconteceu no Memorial Paranista, e iniciou com um tour pelo Memorial João Turin. O evento, que contou com a presença do prefeito Rafael Greca, foi fechado para convidados e membros do Conselho Municipal de Turismo, que se inscreveram previamente. “Uma cidade só serve para ser visitada quando ela é boa para o seu povo. Fico muito feliz em declarar aberta a Escola de Turismo de Curitiba, todos os lugares em nossa cidade fazem parte desse hub, desde a Catedral Metropolitana até a cozinha de um restaurante. Mais uma vez Curitiba inova e cria referências. Viva Curitiba!”, disse Greca.

A presidente do IMT, Tatiana Turra, pontuou o simbolismo do lançamento da instituição. “A Escola é um marco nessa retomada do setor em nossa cidade, nosso maior desafio é agregar os interesses do trade e da sociedade, servindo como um alicerce de conhecimento, preparação e suporte técnico, buscando a retomada econômica não só em Curitiba, mas também de toda a região metropolitana”, declarou.

O evento de inauguração contou com a presença do secretário nacional de Turismo, William França Cordeiro. “Curitiba é uma usina de ideias, um exemplo para todo o país. Mais uma vez a cidade sai na frente e cria referência com a Escola de Turismo”, afirmou.

Inovação

A Escola de Turismo traz uma proposta inovadora e colaborativa com capacitações destinadas a um grande público: trade, empresas, empresários, terceiro setor, servidores públicos, intercambistas e cidadãos interessados em inovação no setor turístico. A escola é mais uma solução inteligente e planejada de capacitação buscando inovações para o setor e foi estruturada em três pilares: Gestão Estratégica do Destino, Gestão Logística Tática e Qualificação da mão de obra.

Os primeiros cursos oferecidos pela Escola de Turismo de Curitiba são gratuitos e serão realizados em parceria com o Senac/PR, no formato EAD (ensino a distância). São sete formações, em diversos setores: gastronomia, design, informática, entre outros, com inscrições abertas até o dia 17 de outubro. 

Da parceria com o IMAP (Instituto Municipal de Administração Pública), estão sendo oferecidos inicialmente os cursos de Tendência em Turismo e Hospitalidade e Destino Turístico Inteligente. Também participaram do evento o secretário de estado de Turismo, Marcio Nunes; o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública, Alexandre Matschinske; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o representante do Conselho de Turismo, Antônio Azevedo; a superintendente geral da Cultura do Estado do Paraná, Luciana Casagrande Pereira; a procuradora do município, Vanessa Volpi; o presidente do ICAC, Marino Brandão; entre outros convidados.

Compartilhe nas Redes Sociais: