Curitiba e SESP assinam convênio - Jornal de Colombo

Curitiba e SESP assinam convênio

Curitiba e SESP assinam convênio

A capital do Estado do Paraná, Curitiba, é mais uma das cidades que assinaram nesta semana o Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP) para compartilhamento de dados. O acordo foi assinado nesta quinta-feira, 13, no Palácio 29 de Março, entre a Secretaria Municipal de Defesa Social e a SESP. O

A capital do Estado do Paraná, Curitiba, é mais uma das cidades que assinaram nesta semana o Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP) para compartilhamento de dados. O acordo foi assinado nesta quinta-feira, 13, no Palácio 29 de Março, entre a Secretaria Municipal de Defesa Social e a SESP. O objetivo do convênio é dar maior agilidade e eficiência ao trabalho das forças de segurança, integrando a Guarda Municipal ao sistema estadual. “O compartilhamento de dados é uma ferramenta importante e integra o projeto de Muralha Digital do município, que prevê a instalação de quase 500 câmeras de de videomonitoramento em pontos estratégicos da cidade até o fim do ano”, disse o secretário de Defesa Social, Guilherme Rangel.

O secretário de Estado, Romulo Marinho Soares, destacou as vantagens dessa parceria. “A partir da assinatura, a Sesp passa a acessar, também, as câmeras de monitoramento dos municípios. Assim, se ocorre um crime em uma área monitorada, por exemplo, a investigação é muito mais fácil”, disse. Além disso, o município fica responsável por fornecer à Secretaria a Base Cartográfica, com pontos de interesse, bem como as notificações de agravo contra a mulher e a criança.  

O termo permite, por exemplo, que os guardas municipais acessem as informações de mandados gerais e da situação de veículos. Além disso, eles passam a ter autorização para elaborar, consultar e editar relatórios do sistema de Boletim de Ocorrência Unificados (BOU), o mesmo já utilizado pela Polícia Militar e pela Polícia Civil, em todo o estado.

Posts