Na última sexta-feira, 18, a Prefeitura de Curitiba confirmou que o início das aulas da rede municipal de ensino da Capital – que atende 140 mil estudantes – em 2021, marcado para 18 de fevereiro, seguirá um modelo híbrido, com aulas presenciais e videoaulas.

A escolha do modelo, porém, caberá as famílias. Quem optar pelas aulas presenciais levará o filho para unidade. Quem optar por manter o filho em casa, terá acesso ao mesmo conteúdo, conforme seu ano escolar, por meio das videoaulas da TV Escola Curitiba.

As normas e orientações para o retorno presencial estão no Protocolo de Retorno das Atividades Presenciais, que foi apresentado pelo prefeito Rafael Greca e pela secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, por meio de videoconferência. “Em 2021, eles estão voltando”, comemorou o prefeito, mesmo com um cenário atual de alta no número de casos da Covid-19 na cidade.

Segundo a secretária municipal, os chefes dos Núcleos Regionais da Educação, os diretores e profissionais das unidades, além das empresas terceirizadas de limpeza, já estão sendo orientados em relação ao protocolo para as unidades. “O protocolo tem dez palavras-chave que todos na rede já estão preparados para praticar”, disse.

De acordo com a Prefeitura, o protocolo foi elaborado a partir dos estudos e planejamento de um comitê composto por 28 membros de diversos segmentos, instituído pelo Decreto 998 e validado pelo Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal de Saúde.

O protocolo prevê uso obrigatório de máscara, distanciamento entre as carteiras de 1,5 metro, horários alternados de intervalo, uso de álcool gel, tapetes sanitizantes, interdição de bebedouros coletivos, aferição de temperatura, entre outros. Os equipamentos – como tapetes sanitizantes, totens de álcool gel, face shields – já foram adquiridos pela Secretaria da Educação e distribuídos às unidades.

Compartilhe nas Redes Sociais: