Após o alarme falso de dois casos suspeitos de infectados pelo novo coronavírus em Curitiba, o poder público municipal está buscando se preparar para prevenir e atuar. Nesta sexta-feira, 31 a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS) convocou o Comitê Municipal de Resposta às Emergências em Saúde Pública para apresentar o plano de trabalho de Curitiba para a prevenção, controle e condução nos possíveis casos suspeitos do novo coronavírus.

Até o momento não há casos confirmados em Curitiba. “É uma doença nova e nós estamos monitorando as notícias e definições das autoridades internacionais de saúde. Enquanto isso, podemos preparar os profissionais e os serviços da cidade para atuar caso haja necessidade”, afirmou a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak. 

Além da apresentação do plano de trabalho e orientações, a reunião também foi aberta para esclarecimento de dúvidas. Houve também abertura para sugestões. Entre as principais orientações dadas aos profisisonais, estão ações que também podem ser tomadas pela população comum no dia a dia. “Higienizar as mãos, utilizar lenço descartável, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, manter ambientes bem ventilados. São hábitos simples e que podem prevenir não só o coronavírus, como uma infinidade de outras doenças de transmissão aérea”, destacou Márcia. 

Compareceram à reunião cerca de 50 pessoas representantes de 25 entidades de organizações públicas e privadas de interesse à saúde. Participaram da discussão representantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa), Defesa Civil, Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Paraná (Sogipa), da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), da Sociedade Paranaense de Pediatria, da Maternidade Mater Dei, do Hospital Cruz Vermelha, Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR), das Secretarias Municipais da Educação e do Meio Ambiente, da Associação Paranaense de Medicina do Trabalho (Apamt),  da Unimed-PR, do Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen-PR), do Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR), do Conselho Municipal de Saúde de Curitiba (CMS), da Fundação de Ação Social, Sindicato das Escolas Particulares (Sinep/PR), da Santa Casa de Misericórdia, do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, do Hospital de Clínicas, do Hospital Pequeno Príncipe e profissionais de setores diversos da Secretaria Municipal de Saúde.

Compartilhe nas Redes Sociais: