A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) iniciou neste mês de novembro o atendimento ao público de forma online, por meio de videoconferência. Segundo o presidente da autarquia, Gilson Santos, a medida vem na onda de inovação consequente da pandemia do novo coronavírus. “A pandemia impôs uma série de adaptações em diversas atividades dos mais diferentes setores e na área pública não foi diferente. Seja com home office, reuniões por videoconferência ou uso de novas tecnologias e serviços, ela antecipou e consolidou mudanças há tempos esperadas”, destaca.

Segundo Santos, a Comec também adaptou processos, fazendo com que mesmo durante os períodos mais críticos da pandemia, suas atividades não fossem paralisadas. “Agora pretendemos implementar algumas destas soluções de forma definitiva”, disse.

O atendimento por videoconferência é a primeira ação proposta pelo órgão e já está em funcionamento. No primeiro momento o atendimento é realizado pelos departamentos de Informações, de Planejamento e de Controle da Organização Territorial e deverá ser agendado pelo formulário especificamente criado para este fim, no site da Comec.

Gilson Santos destaca que a nova ferramenta irá facilitar e agilizar o esclarecimento de dúvidas e processos para a população. “Em muitos casos são questões simples, que com o avanço da tecnologia podem ser facilmente esclarecidas de forma online. Economizamos assim o tempo do cidadão e damos mais agilidade para seus processos dentro da instituição”, explica.

Como funciona

Ao preencher o formulário, a solicitação será encaminhada diretamente para o departamento envolvido que enviará um e-mail ao solicitante com as informações de data, horário e link para acesso à reunião.

No Departamento de Controle da Organização Territorial, poderão ser sanadas dúvidas quanto a documentação necessária para encaminhamento dos processos; aos projetos de parcelamento do solo; ao andamentos dos protocolos, além de obter apoio na aplicação das leis de zoneamento, APAs, UTPs e demais normativas relacionadas.

No Departamento de Informações, o usuário poderá ter acesso ao acervo técnico da Comec (Mapas, volumes, projetos, documentos, fotos aéreas e cartografia) e os municípios poderão receber auxílio no geoprocessamento. No Departamento de Planejamento, serão atendidas dúvidas com relação aos planos diretores (Etapas, atendimento às legislações estaduais e federais) e ao sistema viário metropolitano.

A Comec também informa que para atendimentos referentes ao Transporte Coletivo, o canal de atendimento continuará sendo a Ouvidoria do órgão.

Compartilhe nas Redes Sociais: