Na tarde desta quarta-feira, 21, os técnicos da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) estiveram reunidos com técnicos do Paraná Cidade, debatendo e trocando experiências na elaboração dos Planos de Desenvolvimento Urbano Integrados – PDUI e dos Planos Diretores dos municípios. A Comec é o órgão responsável pela contratação do PDUI da Região Metropolitana de Curitiba, enquanto o Paraná Cidade está realizando a contratação dos PDUIs de Londrina, Maringá e Cascavel. Ao todo serão investidos cerca de R$ 3,3 milhões por parte da Paraná Cidade, enquanto a Comec deverá investir cerca de R$ 12 milhões.

O PDUI é um instrumento legal de planejamento que estabelece diretrizes, projetos e ações para orientar o desenvolvimento urbano das cidades, buscando reduzir as desigualdades e melhorar as condições de vida da população metropolitana. Em Londrina, Maringá e Cascavel, os Planos irão abranger áreas como mobilidade urbana, uso e ocupação do solo e meio ambiente, e deverão levar cerca de um ano para sua conclusão. Já o Plano da RMC deverá tratar ainda de proteção dos mananciais de água, saneamento básico, resíduos sólidos, desenvolvimento socioeconômico sustentável e habitação de interesse social, sendo necessários cerca de 2 anos para sua conclusão.

No caso dos Planos Diretores, os municípios da Região Metropolitana de Curitiba necessitam da anuência da Comec para atualização dos mesmos, e em muitos casos os recursos para este trabalho são liberados pela Paraná Cidade. Sendo assim, os técnicos trocaram experiências com o objetivo de melhorar os processos internos fazendo com que os recursos sejam liberados somente com a constatação da anuência da Comec, evitando assim que Planos sejam contratados desrespeitando diretrizes metropolitanas ou demais legislações.

Participaram do encontro o presidente da Comec, Gilson Santos; o Diretor Geral, Raphael Rolim de Moura; o Diretor Técnico, Felipe Constantino; os coordenadores Dmitri Arnaud, Eloir Alberti e Carla Gerhardt; os técnicos Alessandra Luccas, Fernanda Cogo, Raul Gradovski, Millena Reis, Milton Campos; a Diretora de Operações do Paraná Cidade, Camila Scucato, os coordenadores Luiz Antônio Xavier e Virginia Nalini e os técnicos Mônica e Maria Inês.

Compartilhe nas Redes Sociais: