Carretas do Conhecimento abrirão 1.884 vagas de cursos profissionalizantes em 30 cidades do Paraná - Jornal de Colombo

Carretas do Conhecimento abrirão 1.884 vagas de cursos profissionalizantes em 30 cidades do Paraná

Carretas do Conhecimento abrirão 1.884 vagas de cursos profissionalizantes em 30 cidades do Paraná
Carretas do Conhecimento trazem cursos profissionalizantes a 30 cidades do Paraná.(Foto: Reprodução/SEJUF)

Vagas serão disponibilizadas nos primeiros quatro meses deste ano. Unidades móveis contam com infraestrutura completa para a realização de cursos de aperfeiçoamento profissional

Em uma ação integrada pelo Governo do Estado em parceria com a Volkswagen e o SENAI, 1.884 vagas de cursos profissionalizantes serão disponibilizadas em 30 municípios do Paraná durante os primeiros quatro meses do ano. Ao todo, serão 102 turmas com carga horária de 2.270 horas. O formato será presencial e os interessados devem comparecer às Agências do Trabalhador para se inscrevem, uma vez que as inscrições não serão mais aceitas pelo site.

A programação prevê que Curitiba e mais 11 cidades receberão cursos ainda este mês. A formação técnica em Eletricidade Automotiva será oferecida em Rolândia e Quitandinha; Mecânica de Automóveis em Campina Grande do Sul e Santa Izabel do Oeste; Mecânica de Motocicletas em Maria Helena, Lapa e Sertaneja; Mecânica Industrial em Palmas; Hidráulica e Pneumática Industrial em São José dos Pinhais; Eletricidade Predial em São Sebastião da Amoreira; e Panificação Básica em Nova Prata do Iguaçu.

O primeiro curso de 2022 já está em andamento. Uma turma de 54 alunos está cursando “Instalação e Manutenção de Aparelhos de Ar Condicionado” no bairro do Tatuquara, em Curitiba. Em fevereiro, serão atendidas Clevelândia e Mallet (Corte e Costura); Matinhos e Icaraíma (Manutenção de Ar Condicionado); Leópolis (Panificação); São Jorge do Patrocínio e Mandirituba (Eletricidade Predial); Guaíra e Piraquara (Mecânica de Motocicletas), Alto Piquiri (Eletricidade de Automóveis) e Tijucas do Sul (Mecânica Industrial). Curitiba contará com mais duas etapas, com o curso de Mecânica de Automóveis, no bairro Fazendinha, e Eletricidade Automotiva, em Santa Felicidade.

Em março, estão programados cursos para as cidades de Araucária (Mecânica de Automóveis), Guaratuba (Manutenção de Ar Condicionado), Bituruna (Corte e Costura), Centenário do Sul (Eletricidade Industrial), Almirante Tamandaré (Panificação), Terra Boa (Manutenção de Ar Condicionado) e Pinhalão (Mecânica de Motocicletas). Curitiba terá outros dois cursos no mês três: Panificação, no Bairro Alto, e Corte e Costura, no Boqueirão.

CURSOS EM 2021 – O programa Carretas do Conhecimento, lançado pela gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior, em 2021, ofereceu 1.782 vagas de cursos profissionalizantes em 35 municípios, com investimentos de R$ 2,8 milhões. Foram 104 turmas nas habilitações de elétrica automotiva, informática básica, refrigeração, mecânica industrial, corte e costura industrial, instalações elétricas, manutenção de motocicletas e panificação. Em 2022 as aulas serão presenciais, substituindo o formato híbrido adotado em 2021 em função da pandemia, com parte dos alunos fazendo o acompanhamento online.

Critérios para Participação do Programa:           

Os interessados devem ir até a Agência do Trabalhador mais próxima durante o expediente regular de funcionamento da unidade, com todos os documentos:

– Comprovante de residência;
– Documento de Identidade com foto e CPF;
– Termo de autodeclaração de escolaridade (ensino fundamental completo);
– Em casos de ser aluno menor ou incapaz os documentos do responsável legal precisão ser anexados e ele deve acompanhar o aluno na agência;            
– A idade mínima para a inscrição são dezesseis anos completos;

Posts