Com o avanço da vacinação e o retorno do trabalho presencial em muitas empresas, o transporte coletivo registrou um crescimento no movimento de usuários de 7% no último mês. Por isso, a Urbanização de Curitiba (Urbs) mantém uma frota reserva nos principais pontos da cidade para fazer frente a esse aumento. A média diária, em dias úteis, está em 410 mil passageiros, mas ainda é 45% inferior à registrada antes da pandemia, de 756 mil.

A frota reserva conta com 100 veículos dos modelos Expresso, Linha Direta, Interbairros, Alimentador e Convencional distribuídos pelos principais terminais e pontos de grande movimentação, como a Praça Rui Barbosa e as estações-tubo Central e Praça Eufrásio Correia. “A frota reserva, prevista no contrato, equivale a 10% da que está na ativa e a utilizamos para poder atender a demanda, principalmente nos horários de pico”, explicou Ogeny Pedro Maria Neto, presidente da Urbs.

Com o limite de 70% de ocupação nos ônibus previsto na bandeira amarela, a frota ativa, de 1.010 veículos, já opera com 100% nas principais linhas. “Hoje, por exemplo, a frota de biarticulados em atividade já inclui os veículos reserva. Se temos uma demanda extra em uma linha, fazemos uma engenharia e transferimos um veículo de uma linha para outra”, ressalta Maia Neto.

Compartilhe nas Redes Sociais: