Gestão do Paraná se destaca em aprovação popular e áreas como educação, geração de emprego e infraestrutura.
O governador do Paraná, Ratinho Junior, lidera o ranking de aprovação entre os governadores do Sul e Sudeste, com 81% de aprovação dos paranaenses, segundo a pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (27). O índice é superior ao de Eduardo Leite (62%) no Rio Grande do Sul, Romeu Zema (62%) em Minas Gerais, Tarcísio de Freitas (61%) em São Paulo e Cláudio Castro (42%) no Rio de Janeiro.
O desempenho de Ratinho Junior também supera o de governadores do Nordeste, como Jerônimo Rodrigues (61%) na Bahia e Raquel Lyra (51%) em Pernambuco. Além disso, os 81% de aprovação representam a melhor marca do governador na série histórica da pesquisa, iniciada em julho de 2024.
O levantamento ainda indica que todas as áreas da gestão estadual são bem avaliadas pelos paranaenses, com destaque para os seguintes setores:
✅ Educação: 66% de aprovação – considerada a melhor do Brasil pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
✅ Geração de emprego e renda: 65% de aprovação – maior índice do país entre os governadores analisados.
✅ Infraestrutura e mobilidade: 61% de aprovação – melhor avaliação do Brasil entre os estados pesquisados.
Outro dado relevante é que 78% dos paranaenses acreditam que o estado está melhor do que os demais, tornando o Paraná o estado mais otimista do país. Goiás aparece em segundo lugar, com 75% dos moradores satisfeitos, seguido por São Paulo (60%), Minas Gerais (56%), Rio Grande do Sul e Pernambuco (45%), Bahia (40%) e Rio de Janeiro (25%).
A pesquisa também revelou que 67% dos paranaenses acreditam que Ratinho Junior conseguirá eleger um sucessor no estado, reforçando a força política do atual governador.
METODOLOGIA DA PESQUISA
A pesquisa Genial/Quaest entrevistou 1.644 pessoas em São Paulo, 1.482 em Minas Gerais, 1.400 no Rio de Janeiro, 1.400 no Rio Grande do Sul, 1.200 na Bahia e 1.104 no Paraná, Goiás e Pernambuco. As entrevistas foram realizadas entre os dias 19 e 23 de fevereiro.