O isolamento social mudou a rotina das grandes cidades, em especial em relação ao transporte público. Em Curitiba, que possui mais de 700 mil passageiros diariamente, o público diminuiu em 80,5%, registrando pouco mais de 140 mil pessoas na última quarta-feira, segundo a URBS. 

Nesta sexta-feira, 27, fiscais da URBS realizaram registros de imagens de fluxo entre às 6h e 8h da manhã, e verificaram que não está havendo aglomerações, mesmo com a redução da frota, que está funcionando com a tabela de horários de sábado em dias de semana. Em nota publicada no site oficial, a Prefeitura de Curitiba rechaçou críticas de que estaria havendo aglomerações em ônibus e terminais da capital. 

“Nos últimos dias, têm circulado nas redes sociais muitas imagens de aglomerações feitos em terminais e ônibus metropolitanos como sendo de Curitiba, o que vêm gerando confusão de informações. Com a tabela de sábado, o sistema tem capacidade para transportar 895.508 pessoas, portanto seis vezes a demanda atual de passageiros”, explica a nota. “Estamos operando com folga no sistema e todas as linhas estão funcionando. Mas mantemos um monitoramento permanente. Se houver necessidade, podemos colocar ônibus extras”, afirmou o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

Como medida preventiva a qualquer mudança de cenário, a Urbs vai manter uma frota reserva de prontidão, capacitada a entrar rapidamente em funcionamento caso seja detectado movimento atípico em alguma linha. Além da mudança de horário nos dias úteis, nos fins de semana a tabela de horários será referente ao domingo, com frota que representa 40% da tabela de dias de semana. A mudança entra em vigor neste sábado, 28.

Compartilhe nas Redes Sociais: