Alunos das Escolas Municipais João Batista Stocco e de Tempo Integral Isolina Ceccon receberam certificados do Projeto de Robótica Educacional
O Projeto de Robótica Educacional, promovido pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação, juntamente com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) campus Colombo – certificou no último dia, 5, – os 101 alunos das Escolas Municipais João Batista Stocco e de Tempo Integral Isolina Ceccon. A equipe que obteve o melhor desempenho, ao longo do curso e das competições, também foi premiada.
“O principal objetivo deste projeto é conduzir os pequenos ao conhecimento, a ter uma noção sobre robótica básica, raciocínio lógico e ao trabalho em grupo – ações que enriquecem o aprendizado educacional. Parabéns a essas crianças e professores que se empenharam e finalizaram esse curso importante – que proporcionará oportunidades para o futuro”, disse a Prefeita Beti Pavin.
O Projeto foi realizado com alunos do 5° Ano, no laboratório de Informática, e teve a duração de cinco semanas. Para concluir as tarefas os estudantes utilizaram o Kit de Robótica, desenvolvido pelo IFPR e adquirido pela Prefeitura Municipal.
Durante a solenidade, os professores, instrutores e os diretores também receberam os certificados. “Foi um dia muito importante, a entrega dos certificados aos alunos que participaram do curso de Iniciação à Robótica. Estamos sempre em busca da melhor qualidade de ensino e essa parceria foi muito válida, pois contribuiu no desenvolvimento dos nossos alunos”, ressaltou a Secretária de Educação, Aziolê Maria Cavallari Pavin.
Para o diretor-geral do campus Colombo, Ciro Bächtold foi gratificante acompanhar a evolução dos alunos e participar da entrega dos certificados. “É uma grande parceria entre Prefeitura e o IFPR, juntamente com os empresários do município. Além de oferecer a oportunidade para as crianças de aprenderem desde cedo, a utilizarem a tecnologia e o raciocínio lógico – que será de grande valor – futuramente, principalmente, para aqueles que escolherem as profissões relacionadas à tecnologia. Além de poderem usufruir dessa criatividade para contribuir com o município”, enfatizou Bächtold.
Sobre o Projeto
O projeto Sigma é uma iniciativa do IFPR Campus Colombo, por meio da AGIF/PROEPPI, que conta com a participação de alunos bolsistas Ericsson, Gabriel e João e os professores Lavarda, Takao e Emílio, do curso Técnico em Informática, tendo o apoio e o acompanhamento através dos Assessores Pedagógicos do Núcleo de Tecnologias Educativas Patrícia Gueno e Fabiano Almeida, da Secretaria Municipal de Educação.
A primeira escola a iniciar o projeto, em 2109, foi a Escola Municipal João Batista Stocco, com aulas de lógica e programação. Na segunda fase de implantação, foi contemplada a Escola Municipal Isolina Ceccon, ambas em tempo integral e também pela disponibilidade de extensão de atividades extracurriculares para o enriquecimento do ensino aprendizagem, tanto de alunos, quanto de professores de 4 turmas de 5º anos.
O projeto Sigma foi desenvolvido para ensinar robótica dentro do ambiente escolar e para pessoas que nunca tiveram contato com esse tipo de tecnologia e equipamento. Para isso, foi utilizado o kit de robótica desenvolvido pelo IPFR Campus Colombo e adquirido pela Prefeitura Municipal.
O curso teve duração de cinco semanas – no laboratório de informática. Ao final, os estudantes aprenderam os conceitos básicos de robótica, como por exemplo, o funcionamento de robôs autônomos, rádio controlados, seus principais componentes de locomoção, comunicação, controle, sensores e demais estruturas relacionadas com o conhecimento técnico, que servirão para despertar a curiosidade referente ao mundo da robótica e das novas tecnologias.
Além de empregar esses conhecimentos para a resolução de situações e problemas do cotidiano dos estudantes e da comunidade em que vivem. Dentro do curso foram abordados conhecimentos de lógica de programação, algoritmos, resolução de problemas, trabalho em equipe, liderança e a competição saudável entre os participantes.
Em questões pedagógicas, o raciocínio lógico, uma das principais habilidades trabalhadas com esta iniciativa, estimulou a capacidade de analisar um problema, determinar uma solução e descrevê-la com uma série de passos que podem ser seguidos por uma pessoa, um computador ou um robô.
“Esta habilidade, pode ser aplicada a quase qualquer atividade no dia a dia e, principalmente, a qualquer uma das demais disciplinas trabalhadas no currículo escolar. Tanto estudantes, quanto professores envolvidos forma beneficiados em relação à aprendizagem, desenvolvimento intelectual e até mesmo profissional”, ressaltou a secretária de Educação.
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