A Black Friday é uma invenção americana que caiu no gosto dos brasileiros e passou a ser um dia de realização de sonhos das pessoas que buscam antecipar as compras dos presentes de Natal. A data ocorre sempre na última sexta-feira de novembro, e as grandes empresas de varejo aproveitam para oferecer descontos especiais aos consumidores. Neste ano, a Black Friday será no dia 25 de novembro.
Porém, mesmo que as ofertas pareçam ser vantajosas, os consumidores devem ficar atentos para não caírem em golpes e sofrerem aborrecimentos. O Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Paraná (Procon/PR), órgão da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho,(Sejuf) orienta aos consumidores para que, antes de comprar qualquer objeto, realizem uma pesquisa no maior número possível de lojas e comparem os preços oferecidos.
Para a coordenadora do Procon-PR, Cláudia Silvano, o ideal é que o consumidor faça um acompanhamento dos preços dos produtos que ele pretende comprar na Black Friday. “Já houve muitas situações em que os fornecedores aumentavam previamente os valores dos produtos, para depois reduzir e criar a falsa sensação de um desconto”, explicou.
“O consumidor também deve pesquisar o preço em mais de um local, mesmo nas situações onde for realizar a compra online. E também vale a pena sempre pechinchar, negociar formas de pagamento, para conseguir melhores ofertas”, complementou Cláudia Silvano.
Também é importante ficar atento, nas compras pela internet, com sites e perfis de redes sociais falsos. Em geral, ofertas muito vantajosas podem significar um sinal de alerta para a possibilidade de um golpe. Alguns cuidados, como verificar os dados do fornecedor, consultar o CNPJ no site da Receita Federal, se ela tem endereço físico e se foi criada há pouco tempo também ajuda a evitar transtornos.