A Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Seju), atendeu cerca de 220 mil consumidores em 2024, com mais de 800 atendimentos diários. Serviços financeiros, como bancos e instituições de crédito, lideraram as reclamações, seguidos por operadoras de telefonia, TV por assinatura, comércio eletrônico e transporte aéreo. O índice de resolução das queixas formalizadas no Procon-PR ultrapassou 70%.

“O número expressivo de registros reflete a crescente conscientização dos consumidores sobre seus direitos”, afirma o secretário estadual da Justiça e Cidadania, Santin Roveda. Ele destaca que o Procon-PR oferece canais de atendimento acessíveis. Na plataforma consumidor.gov.br, bancos, financeiras e administradoras de cartões lideram, com queixas sobre renegociação de dívidas e cobranças indevidas. Operadoras de telefonia e TV por assinatura ocupam o segundo lugar, com problemas de cobrança indevida, ofertas não cumpridas e serviços inadequados.

Canais de atendimento do Procon-PR: Plataforma consumidor.gov.br, site www.procon.pr.gov.br, telefone 0800 041 1512, e atendimento presencial na Rua Emiliano Perneta, 47 – Centro – Curitiba, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h (exceto feriados).

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