A Prefeitura de Colombo inaugurou na manhã desta sexta-feira (03), o primeiro Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi) Vida (Viver uma Infância De Afeto). O novo equipamento que fica no bairro de Osasco, tem o objetivo de oferecer atendimento à população na faixa etária de 0 a 17 anos, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
A Secretária de Saúde, Marilda Zanoni, que estava na comitiva do prefeito, destacou a importância do CAPSi para o povo de Colombo. “As nossas crianças e adolescentes, já são atendidos no município, mas de forma espalhada nos nossos Centros de Especialidades, em algumas unidades. Mas, somente na questão de psicologia. Hoje nós teremos aqui, para atender esses jovens e esses adolescentes, uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, psicólogos, psiquiatras. Nós vamos cuidar das crianças como um todo, destaca a secretária.
“Mais um sonho da população de Colombo se realiza. Nós temos dois CAPS no município: CAPS AD e CAPS Geral. Mas, não tínhamos o CAPSi, que atende crianças e adolescentes, explica o prefeito Helder Lazarotto, que estava acompanhado de secretários e vereadores.
Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito falou ainda sobre a importância de um atendimento humanizado: “Dores da alma não têm medidas. Para cuidar disso é preciso uma percepção, cada profissional com a percepçãona sua área. Quando a gente atende alguém, a gente tá tentando resolver uma situação, é uma alma falando com outra alma”, concluiu o prefeito.
A coordenadora do CAPSi, a psicóloga Viviane Genovezzi Salatiel, falou com o Jornal de Colombo sobre a importância de um CAPS exclusivo para atendimento de crianças e adolescentes. “A gente não tinha um CAPS para o público infanto-juvenil, então a importância das crianças terem um lugar para situaçãoes de emergência, de crises, sofrimento mental, é gigante. As acham que as crianças não sofrem, que elas não entendem, que elas não sentem. Elas sentem e elas sofrem muito, desabafa a coordenadora.
Sobre o início de atendimento da nova unidade, Viviane disse ainda hoje, a partir das 13 horas, já haverá atendimento a situações emergenciais, como por exemplo, tentativa de suicídio ou algum adolescente em crise. Mas, que na próxima segunda-feira (06), a partir das 08h da manhã, começarão os agendamentos para os atendimentos com os especialistas.
O Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi) Vida (Viver uma Infância De Afeto), fica na Rua Pref. Pio Alberti, 544, no bairro Osasco, em Colombo.
Evento será realizado no dia 8 de dezembro, com programação para toda a família e…
A Black Friday pode ser uma grande oportunidade ou um risco para os negócios. Descubra…
O desejo de ouvir o Hino da Bandeira cantado por um coral de crianças …
Relatórios indicam queda no número de apreensões, atribuída a políticas mais rígidas de controle de…
Obras e equipamentos públicos transformam municípios da Região Metropolitana de Curitiba. O Governo do…
Edital da Seap e Deto oferece veículos recuperáveis e sucatas em leilão online com visitação…