Economia

PREÇOS DE ALIMENTOS E BEBIDAS CAEM PELO SEGUNDO MÊS CONSECUTIVO NO PARANÁ

O Paraná registrou em agosto a segunda queda consecutiva nos preços de alimentos e bebidas, com retração de -0,60% no Índice Ipardes de Preços Regional (IPR-Alimentos e Bebidas). A redução segue o movimento observado em julho, quando o índice havia caído -1,29%. O cenário atual repete o comportamento de preços de julho do ano passado, destacando uma tendência de redução no setor.

Entre os seis municípios analisados pelo índice, cinco apresentaram queda nos preços. Ponta Grossa liderou a retração com -1,10%, seguida por Cascavel (-0,99%), Curitiba (-0,67%), Londrina (-0,65%) e Maringá (-0,21%). Apenas Foz do Iguaçu apresentou leve aumento de 0,01%.

Alimentos básicos  

A queda nos preços foi puxada por itens essenciais da cesta básica. As maiores reduções ocorreram na batata-inglesa (-24,49%), cebola (-19,51%) e tomate (-15,56%). De acordo com Marcelo Antonio, diretor de Estatística do Ipardes, esses decréscimos podem ser explicados pela oferta ampliada dos produtos, resultado da maturação acelerada da produção de tomate, normalização na colheita da batata e uma colheita satisfatória de cebola.

Altas mensais 

Apesar da queda geral nos preços, alguns itens apresentaram alta. O maior reajuste foi registrado na banana-caturra, com aumento de 23,97%, além de coxa e sobrecoxa de frango (+9,23%) e pernil suíno (+5,65%). Segundo dados do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura, esses aumentos se devem à menor oferta de banana, aquecimento da demanda interna por carnes e alta nos custos de nutrição animal.

A alta da banana-caturra foi mais expressiva em Ponta Grossa (+32,69%), seguida por Curitiba (+30,91%), Londrina (+23,56%), Maringá (+23,07%), Cascavel (+18,76%) e Foz do Iguaçu (+15,72%).

Acumulado de 12 meses 

Nos últimos 12 meses, o IPR-Alimentos e Bebidas registrou alta acumulada de 7,40% no Paraná. Regionalmente, Foz do Iguaçu liderou o aumento com 9,35%, seguido por Cascavel (8,38%), Londrina (7,79%), Ponta Grossa (7,55%), Maringá (7,28%) e Curitiba (4,08%).

Entre os itens com maior alta no período, destacam-se laranja-pera (+75,85%), batata-inglesa (+54,45%) e alho (+38,08%). Por outro lado, as maiores quedas foram observadas em tomate (-25,58%), margarina (-10,94%) e ovo de galinha (-7,91%).

Índice Ipardes 

O Índice Ipardes de Preços Regional – Alimentos e Bebidas é divulgado mensalmente. O cálculo é feito com base em 382 mil registros de Notas Fiscais ao Consumidor Eletrônica (NFC-e), emitidas por 366 estabelecimentos em seis municípios do Paraná. Esses dados são fornecidos pela Receita Estadual, respeitando critérios de sigilo fiscal.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Jornalismo Jornal de Colombo

Recent Posts

ÀS CLARAS – OS BASTIDORES DA JHONY BARBER COM JHONY E KADU

Neste podcast, Jhony e Kadu, dois empresários apaixonados por barbearia, trazem para você os segredos…

7 horas ago

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM FRANCIS BOLSI, CANDIDATO A VEREADOR EM COLOMBO

Assista agora a entrevista exclusiva com Francis Bolsi, candidato a vereador de Colombo nas eleições…

8 horas ago

JUSTIÇA ELEITORAL RECEBE 38 MIL DENÚNCIAS DE PROPAGANDA IRREGULAR

O aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral, já recebeu mais de 38 mil denúncias de propaganda…

2 dias ago

FUMAÇA NAS CIDADES IMPACTOS DA POLUIÇÃO NA SAÚDE PÚBLICA

O excesso de fuligem e fumaça no ar, agravado pelo clima seco, tem gerado preocupações…

2 dias ago

PARCERIA ENTRE GOVERNO DO PARANÁ E SHOPEE INCENTIVA PEQUENOS PRODUTORES LOCAIS

Marcas de pequenos produtores do Paraná ganharam destaque em uma das principais plataformas de e-commerce…

2 dias ago

POLÍCIA PENAL DO PARANÁ ABRE 145 VAGAS NA ÁREA DE SAÚDE

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Simplificado…

2 dias ago