A comemoração pelo 197º aniversário da independência do Brasil teve o tradicional desfile de 7 de Setembro no sábado (07/09), em todo o Estado, com a participação maciça da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros como principal atrativo do público. Na Capital, cerca de 20 mil pessoas acompanharam a apresentação na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico. O evento contou com a presença do Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior.

“A importância da data é valorizar toda essa história de independência do nosso país, que conseguiu em um território gigantesco. Estamos muito felizes com a participação de todas as forças de segurança do estado do Paraná, das polícias Civil e Militar, da secretaria de segurança, da Casa Militar, além da Prefeitura, colaborando muito para esta festa”, disse.

Em Curitiba, a Polícia Militar, por meio do 12° Batalhão de Polícia Militar (12°BPM), intensificou o policiamento em toda a região Central para evitar crimes e tumultos. Equipes de policiais a pé e em viaturas permaneceram em pontos estratégicos, à disposição para atender qualquer situação de emergência. O trânsito no Centro Cívico sofreu alterações no fluxo de veículos por conta da concentração de público, mas com a atuação do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) o tráfego foi readequado sem causar transtornos.

O desfile foi presidido pelo Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, acompanhado pelo Comandante da 5ª Divisão de Exército, general de brigada Carlos José Russo Assumpção Penteado, maior autoridade militar no desfile, e também dos comandantes de unidades da Polícia Militar, delegados de polícia, diretores do Departamento Penitenciário do Paraná de demais diretores da segurança pública estadual.

“Valorizamos muito o que foi feito há 197 anos, quando nós rompemos laços com Portugal, para efetivamente comemorarmos esse dia tão significativo, trazer a população para assistir este desfile e ver a maravilhosa apresentação de patriotismo, de honra e de dever”, falou o general Penteado.

O secretário de Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, destacou que a data é marcante para estimular a união e a integração de toda a sociedade.

“É nesse dia, dia da independência, que demonstramos a nossa união, nosso crescimento, nossa união, os valores que Olavo Bilac pregou no passado, temos que levar isso avante, com muita fé e muita integração”, afirmou.

O desfile cívico contou com a apresentação de 13 colégios estaduais, de seis escolas municipais e de 14 entidades civis, todos ornamentadas com trajes comemorativos. O desfile Militar foi formado por tropas das Forças Armadas (Exército, Aeronáutica e Marinha), e pelas tropas das forças de segurança pública do estado (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Penitenciário, Polícia Científica e Guarda Municipal.

A PM apresentou aos cerca de 20 mil espectadores os mais modernos equipamentos, viaturas e caminhões que a Corporação aplica diariamente no atendimento de ocorrências e nas ações de policiamento preventivo. O comando da tropa que abriu o desfile da PM ficou com o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, acompanhado pelos efetivos do Colégio da PM, do Colégio da Vila Militar e dos cadetes da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG).

Também participaram do desfile os efetivos do 1º e 6º Comandos Regionais da PM (CRPMs); equipes da Radiopatrulha (RPA) e da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) dos batalhões que atuam na Capital e Região Metropolitana. O helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) fez um sobrevoo pela avenida no momento do desfile.

O público acompanhou ainda o desfile das viaturas, equipamentos e integrantes das seis subunidades do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb-FV), do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), do Corpo de Bombeiros e do Regimento de Polícia Montada (RPMon) que puderam apresentar um pouco do trabalho que desenvolvem diariamente.

O desfile de viaturas da PM e do Corpo de bombeiros foi um momento especial com viaturas antigas, e também de apresentar os modernos veículos que equipam as corporações de segurança pública do estado.

 

 

Compartilhe nas Redes Sociais: