Segundo um balanço divulgado pela Polícia Militar do Paraná, houve queda de 36% nos registros de ocorrências durante a virada de ano no Litoral paranaense. Foram 186 situações no dia 31 de dezembro de 2020 contra 292 na mesma data do ano anterior.

De acordo com a PMPR, o resultado teve duas motivações principais: as medidas sanitárias impostas pelas autoridades e o considerável aumento no efetivo policial, com um acréscimo de 30% no número de policiais nos sete municípios litorâneos. “Percebemos uma diminuição grande no número de pessoas no Litoral e acreditamos que seja fruto da conscientização de muitas famílias que estão entendendo o momento de alerta em que vivemos e estão sacrificando-se agora para poderem ter outros finais de ano felizes”, avaliou o comandante do 6º Comando Regional da PM (6º CRPM) e coordenador operacional da PM do Verão Consciente 2020/2021, coronel  Rui Noé Barroso. “Para aqueles que vieram às praias, oferecemos uma segurança reforçada e muita orientação, tendo os policiais sempre pautados no bom senso e na conscientização”, completou.

Ainda de acordo com os números da PM, também houve redução de crimes. O comparativo com o mesmo dia de 2019 aponta que os casos de violência doméstica caíram mais da metade (de 11 para 5), e os furtos reduziram 88% (de 42 para apenas 5). A perturbação de sossego também teve queda: de 14 casos diminuiu para 9 no período analisado.

Em contrapartida, houve aumento de abordagens, de 441 em 2019 para 527 no dia 31 de 2020. Também aumentaram os flagrantes de uso de drogas (+54,5%) e de tráfico de drogas (+25%). O número de encaminhamentos (15), de mandados de prisão cumpridos (02) e de prisões por embriaguez (01) foi o mesmo registrado em 2019.

Considerando o dia 1º de janeiro, nas primeiras horas do dia, a PM registrou 72 chamadas ao 190 sobre perturbação de sossego, sendo 24 na cidade de Matinhos, 23 em Guaratuba e 25 em Pontal do Paraná.

O esquema de segurança foi montado pela coordenação da PM no Verão Consciente 2020/2021 para garantir a tranquilidade dos veranistas e moradores do Litoral nas praias paranaenses. O planejamento incluiu diferentes modalidades de policiamento e até bloqueios parciais e totais de ruas, para facilitar o escoamento de trânsito na orla. A fiscalização de estacionamento em local proibido foi intensificada bem como o policiamento a pé e com motocicletas durante todo o último dia do ano.

A operação contou com equipes do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), em apoio ao 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), militares estaduais do Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde (BPAmb-FV), do Regimento de Polícia Montada (RPMon) e do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), que atuou na área de trânsito urbano dos municípios.

Compartilhe nas Redes Sociais: