Registros policiais no Litoral tiveram queda na virada do ano - Jornal de Colombo

Registros policiais no Litoral tiveram queda na virada do ano

Registros policiais no Litoral tiveram queda na virada do ano

Segundo um balanço divulgado pela Polícia Militar do Paraná, houve queda de 36% nos registros de ocorrências durante a virada de ano no Litoral paranaense. Foram 186 situações no dia 31 de dezembro de 2020 contra 292 na mesma data do ano anterior. De acordo com a PMPR, o resultado teve duas motivações principais: as

Segundo um balanço divulgado pela Polícia Militar do Paraná, houve queda de 36% nos registros de ocorrências durante a virada de ano no Litoral paranaense. Foram 186 situações no dia 31 de dezembro de 2020 contra 292 na mesma data do ano anterior.

De acordo com a PMPR, o resultado teve duas motivações principais: as medidas sanitárias impostas pelas autoridades e o considerável aumento no efetivo policial, com um acréscimo de 30% no número de policiais nos sete municípios litorâneos. “Percebemos uma diminuição grande no número de pessoas no Litoral e acreditamos que seja fruto da conscientização de muitas famílias que estão entendendo o momento de alerta em que vivemos e estão sacrificando-se agora para poderem ter outros finais de ano felizes”, avaliou o comandante do 6º Comando Regional da PM (6º CRPM) e coordenador operacional da PM do Verão Consciente 2020/2021, coronel  Rui Noé Barroso. “Para aqueles que vieram às praias, oferecemos uma segurança reforçada e muita orientação, tendo os policiais sempre pautados no bom senso e na conscientização”, completou.

Ainda de acordo com os números da PM, também houve redução de crimes. O comparativo com o mesmo dia de 2019 aponta que os casos de violência doméstica caíram mais da metade (de 11 para 5), e os furtos reduziram 88% (de 42 para apenas 5). A perturbação de sossego também teve queda: de 14 casos diminuiu para 9 no período analisado.

Em contrapartida, houve aumento de abordagens, de 441 em 2019 para 527 no dia 31 de 2020. Também aumentaram os flagrantes de uso de drogas (+54,5%) e de tráfico de drogas (+25%). O número de encaminhamentos (15), de mandados de prisão cumpridos (02) e de prisões por embriaguez (01) foi o mesmo registrado em 2019.

Considerando o dia 1º de janeiro, nas primeiras horas do dia, a PM registrou 72 chamadas ao 190 sobre perturbação de sossego, sendo 24 na cidade de Matinhos, 23 em Guaratuba e 25 em Pontal do Paraná.

O esquema de segurança foi montado pela coordenação da PM no Verão Consciente 2020/2021 para garantir a tranquilidade dos veranistas e moradores do Litoral nas praias paranaenses. O planejamento incluiu diferentes modalidades de policiamento e até bloqueios parciais e totais de ruas, para facilitar o escoamento de trânsito na orla. A fiscalização de estacionamento em local proibido foi intensificada bem como o policiamento a pé e com motocicletas durante todo o último dia do ano.

A operação contou com equipes do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), em apoio ao 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), militares estaduais do Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde (BPAmb-FV), do Regimento de Polícia Montada (RPMon) e do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), que atuou na área de trânsito urbano dos municípios.

Posts