Nesse universo, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) possui uma unidade especializada em crimes contra o consumidor, localizada em Curitiba. A Delegacia de Crimes Contra a Economia e Proteção ao Consumidor (Delcon) atua em casos de propaganda enganosa, cobrança vexatória, além de fiscalizar a condição de produtos perecíveis e de bombas de combustível.

A PCPR orienta a população que, em caso de crimes desse âmbito, deve procurar uma delegacia mais próxima e registrar a ocorrência. No caso dos moradores da capital, a orientação é procurar a Delcon.

O delegado Cássio André Conceição ressalta a importância de o consumidor registrar boletim de ocorrência. “Os procedimentos de investigações são iniciados a partir dos boletins de ocorrência. É através da confecção do B.O. que tomamos conhecimento do crime”, disse.

A fiscalização em postos de combustíveis também é realizada pela PCPR. Nos locais são realizadas vistorias para identificar se o combustível vendido é adulterado. Neste escopo, as operações contam com o apoio da Agência Nacional do Petróleo (ANP), responsável pela verificação da qualidade do combustível, e do Procon.

Para evitar que crimes dessa natureza sigam sendo praticados, a Polícia Civil solicita a colaboração da sociedade com informações. As denúncias são recebidas pelos canais oficiais: 197, da PCPR; 181 Disque-Denúncia; e (41) 3883-7100, diretamente à equipe de investigação.

Compartilhe nas Redes Sociais: