Polícia Civil intensifica trabalhos de papiloscopia no Litoral do Paraná - Jornal de Colombo

Polícia Civil intensifica trabalhos de papiloscopia no Litoral do Paraná

Polícia Civil intensifica trabalhos de papiloscopia no Litoral do Paraná
Polícia Civil intensifica perícias papiloscópicas no Litoral. (Foto: Reprodução/PCPR)

Investigações de ocorrências registradas durante a temporada visam colaborar com a produção de provas técnicas relativas à identificação humana.

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) vem intensificando as perícias papiloscópicas no Litoral durante a Operação Verão – Viva a Vida. O objetivo é aperfeiçoar as investigações das ocorrências registradas durante a temporada, aprimorando as análises de fragmentos encontrados em locais de crimes.

Dentre as atividades desenvolvidas pelos profissionais papiloscopistas estão o estudo de papilas dérmicas encontradas no corpo humano, manuseio de cadáveres, perícia em laboratório e retratos falados. Cada uma dessas atividades contribui efetivamente para a resolução de crimes e a identificação de vítimas e criminosos.

Os trabalhos de investigação em locais de crime têm sido de grande importância para chegar com mais rapidez a elucidação de casos. Os materiais coletados, como fragmentos de impressões digitais de defuntos em variados estados de decomposição, passam por um processo de levantamento, revelação e confronto com a identidade de possíveis suspeitos.

Atualmente, a Polícia Científica conta com o Automated Fingerprint Identification System (AFIS), em tradução livre, Sistema Automatizado de Identificação de Impressões Digitais. Com essa ferramenta, os peritos fazem a coleta biométrica e confronto de impressões digitais de acusados encaminhados às delegacias, sem um documento de identificação.

Desde o dia 9 de dezembro de 2021, a Operação Verão – Viva a Vida tem reforçado a segurança na região oeste, contando com o aporte de viaturas, embarcações e equipamentos de última geração. A ação congrega diversos órgãos estaduais e é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública, com previsão de duração até a semana do Carnaval.

Abaixo, a lista de telefones úteis em caso de incidentes criminais:

– Secretaria de Estado da Segurança Pública: (41) 3313-1900
– Polícia Militar: 190
– Polícia Civil: 197
– Instituto Médico-Legal: (41) 3281-5600
– Instituto de Criminalística: (41) 3281-5500

Posts