A Polícia Militar do Paraná (PMPR) divulgou nesta segunda-feira, 27 um balanço dos primeiros 30 dias da operação Verão Maior 2019/2020 na Costa Leste. Entre os dias 21 de dezembro e 21 de janeiro, a Polícia Militar fez 524 prisões, apreendeu 24 armas e 35,4 quilos de drogas. De acordo com o Comandante do 6º Comando Regional da PM (6º CRPM), coronel Nivaldo Marcelos da Silva, os resultados foram obtidos através da atuação preventiva da PM. “Aumentamos o número de bloqueios policiais, visando justamente a apreensão de armas de fogo e drogas. E está aí o resultado. Foram apreendidas 24 armas que estavam à serviço do crime. Aliado a isso, orientamos os policiais militares que fizessem abordagens mais qualificadas, ou seja, de suspeitos, fazendo verificação total dos veículos e das pessoas para ver se tinham ainda mandados de prisão”, explicou.

Segunda a PM, durante a operação, 23.857 pessoas foram abordadas nesta temporada contra 16.786 no mesmo período do ano passado, gerando um aumento de 42%. Além disso, 18.286 veículos foram vistoriados contra 7.051 em 2019. As ações da Polícia Militar resultaram em uma média diária de 17 encaminhamentos, prisões e lavraturas de Termos Circunstanciados nas Subáreas de Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba. 

Dentre as ocorrências atendidas pela PM, a perturbação de sossego foi a motivação da maioria dos acionamentos, com 948 ocorrências. Segundo o coronel Nivaldo, a cada 10 ligações ao 190, oito foram de perturbação de sossego. “Graças ao trabalho que tem sido feito e às ações educativas, conseguimos diminuir essa demanda de ocorrências que podem evoluir para crimes mais graves se não tratados da maneira adequada”, afirmou. A PM também registrou um aumento no número de prisões de pessoas foragidas da Justiça. Durante o Verão Maior, as equipes policiais prenderam 111 pessoas com mandado de prisão em aberto, um aumento de 9,9% em comparação com o mesmo período da temporada anterior.

Compartilhe nas Redes Sociais: