No dia 21 de abril, o Brasil comemora o Dia da Inconfidência, popularmente conhecido como o dia de Tiradentes. É uma homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, um militar republicano que acabou morto em 21 de abril de 1792 ao participar ativamente como personagem da Inconfidência Mineira, um dos muitos movimentos de independência ocorridos na época do Brasil Colônia. Tiradentes se tornou um símbolo da identidade brasileira, principalmente após o advento da República.

Tiradentes, o mártir da Inconfidência Mineira, passou a ser considerado o patrono das Polícias Militar e Civil, graças ao decreto nº 9.208 de 29 de abril de 1946, assinado pelo então presidente brasileiro Eurico Gaspar Dutra, também de raízes militares, que instituiu o Dia das Polícias Civis e Militares. O Dia do Policial homenageia de forma justa dois profissionais distintos, que através do poder policial, possuem a oportunidade de manter a segurança e promover justiça e igualdade através de um trabalho árduo e honroso. Tiradentes, a Polícia Militar e a Polícia Civil, carregam comumente os mesmos valores éticos e ideais. Assim como o antigo alferes, muitos policiais pagam com a própria vida o preço de defender a sociedade. 

Quase vinte anos depois, o nome de Tiradentes ganhou ainda mais notoriedade na sociedade brasileira com um feriado para “chamar de seu”, comemorado pela primeira vez em 9 de dezembro de 1965, no segundo ano do governo de Humberto Castelo Branco, o primeiro presidente do Brasil durante a Ditadura Militar. 

Compartilhe nas Redes Sociais: