De maneira resumida, o Coordenador da Defesa Civil de Colombo, Carlos Roberto Moreira, mais conhecido como Beto Moreira, diz que o “dever da Defesa Civil é o de manter a moral elevada da população e reestabelecer a ordem social após um desastre”.

Além disso, a Defesa Civil de Colombo atua também de maneira assistencial, angariando doações de voluntários e empresas para atender famílias em situação de vulnerabilidade social. “Hoje, cerca de 30 famílias que perderam tudo em desmoronamentos, desabamentos e incêndios são apoiadas pela Defesa Civil”, explica Beto Moreira.

Outra ação recente de destaque da Defesa Civil no município, desenvolvida com a Prefeitura e a Secretaria de Meio Ambiente de Colombo, foi o desassoreamento de rios, ajudando a prevenir e minimizar as situações de enchente em época de chuvas fortes.

Para isto, a Defesa Civil funciona como um elo do Poder Público Municipal com o Corpo de Bombeiros, acionando um plano de contingência para atender o tipo de situação que estiver ocorrendo e fornecendo materiais e equipamentos específicos para que as forças de ação e segurança.

Com o objetivo de atender as necessidades e aplicar algumas medidas de prevenção, será montado o conselho comunitário da Defesa Civil, que será composto entre integrantes do Poder Público e membros da sociedade civil. O chamamento para a composição do conselho será divulgado em breve.

“Geralmente, o Conselho é composto por lideranças comunitárias e de associações de bairros, que trazem as demandas de cada região para que a Defesa Civil possa trabalhar nas ações preventivas com conferências, simulações e reuniões nessas áreas junto aos Bombeiros para que medidas possam ser tomadas”, explica Beto Moreira.

Coordenador Beto Moreira destina doações recebidas para famílias em situação de vulnerabilidade. (Foto: Divulgação/Defesa Civil)

Além disso, a Defesa Civil de Colombo conta com investimentos estruturais e em novos equipamentos que trarão uma maior capacidade operacional para a instituição. Também será inaugurado um novo quartel e adquirido mais um veículo.


O acionamento da Defesa Civil pode ser feito através do Corpo de Bombeiros ou direto com o órgão através do telefone (41) 98845-8121, contato que fica disponível 24h por dias de plantão.

Compartilhe nas Redes Sociais: