De acordo com o Relatório Estatístico Criminal, elaborado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP-PR), o Paraná registrou 6.886 ocorrências de furtos e roubos a menos no primeiro semestre de 2021, em relação ao mesmo período de 2020. Esta redução representa uma queda de 7,4%, de 92.793 registros nos primeiros seis meses do ano passado para 85.907 ocorrências deste ano. São, em média, 38 ocorrências deste tipo a menos a cada dia. 

O secretário da pasta, Rômulo Marinho Soares, considerou a integração entre as forças de segurança e as ações estratégicas como fundamentais para a redução destes índices. “Nosso trabalho com as forças de segurança estaduais é integrado, pautado em muito estudo para entender os principais pontos da criminalidade, aliado ao planejamento estratégico e ações de inteligência para combater diretamente o foco do problema. Não só para reduzir a criminalidade, mas para aumentar a segurança dos paranaenses”, afirmou. 

Considerando apenas os números de roubos, a redução foi de 29,5% em todo o Paraná. Foram 13.433 ocorrências nos primeiros seis meses deste ano contra 19.073 no mesmo período do ano passado, 5.640 registros a menos no comparativo semestral. “A redução se deve ao empenho de todos os nossos policiais militares, especialmente aos que estão nas ruas, e também aos comandantes de unidades, que têm feito o planejamento das operações, e a toda estrutura administrativa que eles têm para dar suporte ao pessoal de rua. Foram várias operações, com objetivos distintos, que interferiram de forma direta e contribuíram na redução destes índices de criminalidade”, disse o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira. 

Já no caso de furtos, os dados apontam 1.246 ocorrências a menos em todo Estado no primeiro semestre de 2021, uma queda de 1,69%. “A palavra de ordem da Secretaria é ação e isso inclui reuniões constantes com nossos pontos focais das forças de segurança em todo Estado, que estão em alerta, monitorando e atuando de forma estratégica, identificando onde está o problema e intensificando as ações para combater a criminalidade”, afirmou o secretário Romulo Marinho. “A Polícia Militar tem trabalhado de forma intensa nas ruas e a Polícia Civil expande suas operações de repressão qualificada. Essas ações são necessárias para alcançarmos resultado positivo”, ressaltou.

Compartilhe nas Redes Sociais: