Nesta quarta-feira, 8, um fato lamentável aconteceu na Unidade de Pronto Atnedimento do Sítio Cercado, em Curitiba. Um paciente de 40 anos, com suspeita de estar infectado com o novo coronavírus, agrediu a equipe médica após ser informado que seria transferido para um hospital. De acordo com relato divulgado pelo Simepar (Sindicato dos Médicos do Estado do Paraná), o homem arrancou o acesso venoso, agrediu fisicamente um dos médicos, cuspiu em outros profissionais da equipe e teria tentado jogar o próprio sangue nas pessoas.

A nota do sindicato ainda conta que o médico, identificado como Igor Kazuo Onaka, relatou que o acontecimento foi muito rápido, e que ele conversava com o homem a uma distância segura para evitar que o homem tentasse fugir. Foi neste momento que o homem teria agredido o médico, que ficou com o rosto ensanguentado. O sindicato aproveitou a situação para destacar a escasse de EPI's (Equipamento de Proteção Individual) para as equipes de Saúde. “O Simepar se preocupa com a proteção de todos os profissionais que atuam na linha de frente. Como não há testes suficientes e muitos pacientes são assintomáticos, o sindicato defende a necessidade de EPIs de maior proteção para todos”, afirma a entidade em nota. 

O homem foi controlado pela Guarda Municipal após também oferecer resistência aos agentes. Em um documento assinado por membros da equipe da UPA, os profissionais solicitaram providências às autoridades. 

Compartilhe nas Redes Sociais: