A Polícia Civil do Paraná (PCPR) concluiu nesta sexta-feira (30) o 7º Curso de Operações Policiais, promovido pelo Centro de Operações Especiais (Cope). A formação, realizada ao longo de agosto, é reconhecida nacionalmente como referência na capacitação de profissionais da segurança pública para missões de alto risco.

Durante 30 dias, os 16 agentes participantes, entre eles 11 policiais civis do Paraná, receberam treinamento intensivo que incluiu 320 horas de aulas práticas e teóricas. As disciplinas abordaram temas como abordagem de veículos, combate em áreas de risco, operações aéreas e aquáticas, além de gerenciamento de crises e planejamento operacional.

O delegado e chefe do Cope, Rodrigo Brown, destacou a importância do curso para a integração das forças de segurança. “Nossos cursos transformam os operadores em profissionais aptos a enfrentar as demandas atuais. A PCPR está comprometida em preparar nossos policiais para qualquer eventualidade, garantindo sempre o melhor trabalho de segurança pública”, afirmou.

Além dos policiais civis do Paraná, a turma de formandos incluía um policial militar, um policial federal do Mato Grosso do Sul, um guarda municipal de Curitiba e dois policiais penais. O curso também contou com a colaboração de unidades especializadas da Polícia Militar do Paraná, da Polícia Civil do Rio de Janeiro e da Polícia Federal.

O agente de polícia judiciária Diran Sameri Pinto destacou-se como o primeiro colocado no curso. “É uma experiência indescritível, especialmente para nós que atuamos em uma unidade especial como o Cope, sempre lidando com casos complexos”, declarou.

Integração com outras unidades

O curso também promoveu uma rica troca de experiências com outras unidades de segurança do país. Instrutores da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil do Rio de Janeiro compartilharam suas técnicas de patrulhamento em áreas de risco, frequentemente utilizadas nas operações no Rio de Janeiro.

Na quinta-feira (29), os policiais civis do Rio de Janeiro realizaram uma palestra na Escola Superior da Polícia Civil, em Curitiba, abordando os desafios operacionais no combate ao crime organizado. “Trazer esse conhecimento para o Paraná é essencial para que os profissionais locais compreendam as complexidades enfrentadas em outros estados e estejam preparados para futuros desafios”, ressaltou o delegado-chefe da Core, Fabrício Oliveira Pereira.

A formatura dos agentes marca mais um passo na preparação das forças de segurança do Paraná para enfrentar as crescentes ameaças à segurança pública.

 

Com informações da AEN-PR

Compartilhe nas Redes Sociais: