Novo recurso digital auxilia alunos do 3º ano do Ensino Médio na preparação para o Enem e vestibulares, com acesso a simulados, videoaulas e acompanhamento de desempenho.

 

Já está disponível para todos os alunos da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual a plataforma digital Enem Paraná. Criado pela Secretaria Estadual de Educação (Seed-PR), o recurso visa otimizar a preparação para o Enem e vestibulares, oferecendo conteúdos interativos e personalizados para os estudantes.

A plataforma Enem Paraná foi desenvolvida para tornar o aprendizado mais acessível e eficiente para os estudantes que desejam ingressar no ensino superior. O sistema disponibiliza videoaulas, podcasts, questionários e simulados que abrangem todos os conteúdos cobrados no Enem e nos principais vestibulares do país.

Além do material didático, os alunos podem acompanhar seu progresso por meio de gráficos de desempenho, que auxiliam na identificação de pontos fortes e áreas que precisam de mais atenção. A plataforma se adapta ao ritmo de cada estudante, garantindo maior autonomia nos estudos. Estima-se que aproximadamente 105 mil alunos paranaenses sejam beneficiados pelo novo recurso digital.

“O Enem Paraná é mais uma demonstração de como o Governo do Estado investe em tecnologia e inovação com foco em melhorar ainda mais a qualidade do ensino paranaense”, afirma o secretário da Educação, Roni Miranda. “Queremos estimular o ensino para além da sala de aula”, completou.

Outro diferencial do Enem Paraná é a flexibilidade de acesso. Os estudantes podem utilizar a plataforma tanto online quanto offline, por meio de computadores ou do aplicativo disponível para Android e iOS. Para acessar, basta entrar na página oficial (https://enempr.com.br/enemparana) ou fazer login pelo aplicativo com a conta @escola.pr.gov.br.

OUTRAS INICIATIVAS DIGITAIS

Além do Enem Paraná, a Secretaria Estadual de Educação testa outras tecnologias para aprimorar o ensino. Entre elas, está a Plataforma LIA, desenvolvida em parceria com a Google, que auxilia na leitura e interpretação de textos. Outra ferramenta voltada para o aperfeiçoamento da redação promete proporcionar feedbacks automatizados para melhorar a escrita dos alunos.

No ensino de matemática, os estudantes da rede estadual contam com o Khanmigo, um sistema de Inteligência Artificial que oferece suporte individualizado, respondendo dúvidas em tempo real e adaptando estratégias de ensino às necessidades específicas de cada aluno.

Os alunos também têm acesso à plataforma Inglês Paraná, que disponibiliza um curso completo de Língua Inglesa alinhado ao Quadro Comum Europeu de Referências para Línguas (CEFR), ampliando as oportunidades de aprendizado do idioma.

Compartilhe nas Redes Sociais: