Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), registrou a menor temperatura do ano nas primeiras horas desta quarta-feira (23), segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). A mínima foi de 12,0 °C. O frio é um prenúncio de uma possível mudança significativa no tempo a partir de amanhã, com a chegada de uma frente fria que pode provocar tempestades em várias regiões do estado.

O alerta de onda de frio, de cor laranja e indicando perigo, teve início nesse domingo (11). Foto: Arquivo/Aniele Nascimento.

Ilustrativa | Foto: Arquivo/Aniele Nascimento.

Com o outono mais intenso e o inverno se aproximando, as temperaturas seguem em queda. Além de Pinhais, outras quatro cidades paranaenses também bateram recorde de frio em 2025: Antonina (15,6 °C), Cornélio Procópio (14,5 °C), Guaraqueçaba (14,5 °C) e Santo Antônio da Platina (14,5 °C).

Curiosamente, Colombo registrou uma temperatura ainda mais baixa do que Pinhais, com mínima de 11,6 °C nesta quarta-feira (23). No entanto, como já havia feito mais frio anteriormente no ano, o valor não representa o recorde de 2025. Já Curitiba, capital do estado, amanheceu com 12,9 °C.

Os dados completos estão disponíveis no site do Simepar, que prevê novos recordes nos próximos dias.

Frente fria e chuva a caminho

A quinta-feira (24) deve ser marcada por tempo instável em todo o Paraná. Segundo o Simepar, uma área de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o Mato Grosso do Sul, combinada com uma frente fria que avança pelo oceano, deve intensificar o mau tempo no estado.

As chuvas devem avançar do oeste para o leste, se espalhando por todo o território paranaense ao longo do dia. O alerta é para possibilidade de temporais localizados e queda brusca nas temperaturas em algumas regiões.

 

 

Compartilhe nas Redes Sociais: