A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (9) a descoberta de petróleo de “excelente qualidade e sem contaminantes” no pré-sal da Bacia de Santos. O poço 3-BRSA-1396D-SPS, onde foi identificado o óleo, está localizado no bloco Aram, a 248 quilômetros da costa de Santos (SP), em profundidade de 1.952 metros.
Esta é a segunda descoberta relevante no mesmo bloco em 2025. Em março, a companhia havia identificado indícios de petróleo no poço 4-BRSA-1395-SPS, também no Aram, a 245 quilômetros do litoral e a 1.759 metros de profundidade.
O bloco Aram é operado pela Petrobras e foi adquirido em março de 2020, na 6ª rodada de licitação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), sob o regime de Partilha de Produção, tendo a Pré- Sal Petróleo S.A. (PPSA) como gestora.
AVALIÇÃO DE POTENCIAL
A Petrobras informou que agora serão feitas análises laboratoriais para identificar as características do petróleo e avaliar o potencial da jazida. Além disso, a estatal vai perfurar e testar mais dois poços na área, conforme previsto no Plano de Avaliação e Descoberta (PAD).