Destaque

Pesquisa aponta mais de 5 milhões de jovens até 24 anos desempregados

Com informações da Agência Brasil

Um diagnóstico realizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego aponta que, dos 207 milhões de habitantes do Brasil, 17% são jovens de 14 a 24 anos, e desses, 5,2 milhões estão desempregados. O número corresponde a 55% das pessoas nessa situação no país, que, no total, chegam a 9,4 milhões.

O estudo inédito foi feito pela Subsecretaria de Estatísticas e Estudos do Trabalho. Ele ainda detalha que, entre os jovens desocupados, 52% são mulheres e 66% são pretos e pardos. Aqueles que nem trabalham nem estudam somam 7,1 milhões, sendo que 60% são mulheres, a maioria com filhos pequenos, e 68% são pretos e pardos.

Segundo a pesquisa Empregabilidade Jovem Brasil, no primeiro trimestre de 2023, 23% das jovens mulheres ocupadas e 37% dos jovens homens ocupados não tinham concluído o ensino médio e 38% das desocupadas e 46% dos desocupados não concluíram o ensino médio. Apenas 9% das jovens ocupadas e 5% dos jovens ocupados têm ensino superior.

Quando consideradas as ocupações, a pesquisa revela que 86% tinham ocupações pouco desafiadoras e 14% dos jovens ocupados (2,2 milhões) tinham ocupações que envolviam atividades técnicas, da cultura ou da informática e comunicações. O ponto em comum foi a informalidade, com 51% das mulheres e 56% dos pretos e pardos na informalidade.

OCUPAÇÕES – Os dados mostram, ainda, que as 15 ocupações mais frequentes envolvem 1,3 milhão de jovens que trabalham como vendedores por telefone, vendedores, operários da construção, condutores de motocicletas, cuidadores de animais e ajudantes de cozinha, entre outros. Outras 15 ocupações com variação superior a 60% entre 2020 e 2022 englobam 300 mil jovens, que atuam em atividades técnicas, da cultura ou da informática e comunicações, entre outras.

Segundo o levantamento, em 2022, os aprendizes de 14 a 24 anos somavam cerca de 500 mil; 57% estavam na faixa etária de 14 a 17 anos completos e 42% tinham entre 18 e 24 anos e 86% desses aprendizes atuavam nas 15 ocupações mais frequentes. Os estagiários eram 642 mil, dos quais 70% nos órgãos do Executivo e Legislativo de estados e municípios.

NÍVEL MÉDIO – De acordo com o levantamento, há no Brasil 35 milhões de jovens de 14 a 24 anos, mas o que se observa é que, principalmente entre ocupados e desempregados, aqueles que entraram para o mundo do trabalho, ainda há muitas pessoas que não completaram o nível médio.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

JORNAL DE COLOMBO PROMOVE 2º ENCONTRO DE ALINHAMENTO PARA A SEGURANÇA PÚBLICA

Evento reúne autoridades, empresários e comunidade para debater ações e fortalecer vínculos em prol da…

1 dia ago

GRATIDÃO: TINTAS PELICANO PROMOVE CAFÉ DA MANHÃ PARA CLIENTES E PARCEIROS

Loja de tintas em Guaraituba realiza evento especial para agradecer clientes e parceiros pela parceria…

1 dia ago

COLÉGIO CÍVICO-MILITAR VINÍCIUS DE MORAES CELEBRA DIA DA BANDEIRA COM SOLENIDADE

Evento destaca valores nacionais, promove reflexão sobre a identidade brasileira e celebra conquistas educacionais do…

1 dia ago

NATAL SUSTENTÁVEL: APAE ENVOLVE ALUNOS EM PROJETO TRANSFORMADOR

Projeto une criatividade, reciclagem e inclusão com a participação de alunos especiais.   A decoração…

1 dia ago

Edição 2955 – 22 de novembro de 2024

Clique aqui e veja a edição completa.

1 dia ago

COMUNIDADE MARIA IMACULADA CELEBRA 35 ANOS COM FESTA EM HOMENAGEM À IMACULADA CONCEIÇÃO

Evento será realizado no dia 8 de dezembro, com programação para toda a família e…

3 dias ago