Alunos do curso Técnico de Enfermagem do Colégio Estadual Antônio Lacerda Braga, em Colombo, participaram no último dia 15, da tradicional “Passagem da Lâmpada”, cerimônia simbólica que representa o avanço na formação e a continuidade do legado da profissão.
De acordo com a coordenadora do curso, Elisângela Rocha, a solenidade tem inspiração na britânica Florence Nightingale, pioneira da enfermagem moderna. “Ela usava uma lâmpada durante suas visitas aos feridos na Guerra da Crimeia. A luz simboliza o cuidado, a responsabilidade e o compromisso com o outro. Na cerimônia, os veteranos passam a lâmpada aos calouros, em um momento marcante e carregado de emoção”, afirma.
Antes da solenidade, uma das salas virou camarim improvisado. Alunas se ajudavam com penteados e maquiagem, num clima de expectativa e celebração. A cerimônia, que remete a uma formatura, também marcou um passo importante na trajetória de muitos estudantes que sonham com uma carreira na área da saúde.

A estudante Rani Regina descobriu ao entrar num centro cirúrgico, que todos dependemos de alguém. Foto: Rogério Duarte
O curso Técnico de Enfermagem é ofertado no colégio desde 2024 e é o segundo da parte norte da Região Metropolitana de Curitiba. Atualmente, são três turmas em andamento. “Temos uma lista de espera. Já convocamos candidatos para prova e, por enquanto, não abriremos mais vagas”, explica Elisângela.
Com duração de dois anos e estágio obrigatório, o curso prepara os alunos para atuarem diretamente no mercado de trabalho.
Entre os estudantes está Rani Regina, 39 anos, mãe solo e moradora de Pinhais. Durante o dia, trabalha como representante comercial na área de ortopedia. À noite, dedica-se ao curso. “Entrei na área de instrumentação sem querer contato com pacientes, mas no centro cirúrgico percebi a importância da enfermagem. Decidi cursar”, relata.
Natural de São Paulo, Rani chegou ao Paraná há cinco anos, em meio à pandemia. “Vim em busca de recomeço. Já passei por muita coisa e hoje sei que a enfermagem é meu caminho. Mesmo com a rotina corrida, nunca falto às aulas e aos estágios”, conta, orgulhosa.
Após a cerimônia, os alunos participaram de uma sessão de fotos e confraternizaram em um coffee break organizado coletivamente.
Galeria de fotos: Rogério Duarte