Em apenas cinco meses, o programa Parceiro da Escola, criado pelo Governo do Paraná por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), já mostra resultados concretos em 82 colégios da rede estadual. A iniciativa promove uma gestão compartilhada entre o setor público e empresas privadas, permitindo que diretores concentrem seus esforços nas questões pedagógicas, enquanto a parte administrativa e de manutenção fica a cargo dos grupos parceiros.
No Colégio Costa Viana, em São José dos Pinhais, a gestão do grupo Apogeu permitiu foco pedagógico e melhorias como pintura, piso novo, bicicletário e reforma elétrica. “Hoje me sinto realizada como diretora”, afirma Ana Cristina Stocco.
A nova estrutura melhorou o aprendizado. Katarina Bueno, 16, diz que a rotina ficou mais dinâmica com novos professores, atividades externas e brinquedoteca no curso de Formação de Docentes. A escola, com mais de 2 mil alunos e cursos técnicos, recebeu equipamentos e eliminou aulas vagas com contratações ágeis.
De acordo com a Seed-PR, cerca de R$ 6,7 milhões já foram investidos pelas empresas parceiras (Apogeu, Tom Educação e Impulso) nas 82 escolas participantes. As melhorias incluem revitalização de quadras, laboratórios, manutenção de banheiros, instalação de ventiladores e ar-condicionado. O impacto também é visível em cidades do interior, como Londrina, onde o Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes implementou o projeto “Rota do Saeb”, com prêmios para estudantes que se destacam em frequência e desempenho escolar — uma ação viabilizada graças à parceria.
Inspirado em modelos de países como Canadá, Reino Unido e Coreia do Sul, o Parceiro da Escola foi oficializado por lei estadual e selecionou as escolas participantes em dezembro de 2024. A atuação das empresas inclui serviços de limpeza, segurança, apoio administrativo e infraestrutura. Para a diretora Ana Cristina, a transformação já é visível: “A escola ainda precisa de muita coisa, mas agora eu sei que, em poucos anos, vamos estar com tudo em ordem. Quem ganha com isso são os nossos estudantes”.