Na segunda-feira (21), a Assembleia Legislativa do Paraná realizou uma sessão solene em homenagem aos atletas e paratletas paranaenses que participaram das Olimpíadas e Paralimpíadas de Paris 2024. A iniciativa foi proposta pelos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD), Alexandre Curi (PSD), Arilson Chiorato (PT), Delegado Tito Barichello (União Brasil), Gilberto Ribeiro (PL), Pedro Paulo Bazana (PSD), Maria Victoria (PP) e Cristina Silvestri (PP).
As Olimpíadas e Paralimpíadas são eventos que promovem valores como igualdade, solidariedade e fair play, essenciais para a formação de cidadãos e incentivo à prática esportiva. Esses princípios, aliados à dedicação e disciplina dos atletas, são fundamentais para que eles superem seus próprios limites.
O deputado Alexandre Curi, presidente da sessão, destacou a importância de homenagear os representantes paranaenses. “É uma honra prestar essa justa homenagem a atletas, paratletas e treinadores que representaram o Paraná em Paris. O esporte transforma vidas e o apoio governamental é fundamental para isso.”
A medalhista de prata em Paris nas provas de 100 metros peito, a paratleta Debora Borges Carneiro, contou sobre a emoção em ser agraciada na Assembleia Legislativa. “A vitória de todos os paratletas brasileiros gera um incentivo para os outros. A gente está quebrando muitos tabus, muitos preconceitos”.
Ao todo 63 atletas, paratletas e técnicos paranaenses participaram dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024, ganhando 15 medalhas ao todo. Cinco atletas paranaenses voltaram dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 com medalhas na bagagem e nas Paralimpíadas 2024, o Brasil fez história com recorde de ouros (25 ao todo) e também de medalhas (89). Paratletas paranaenses trouxeram 10 medalhas.
A sessão foi marcada pelo reconhecimento ao esforço desses atletas que levaram o nome do Paraná ao cenário esportivo mundial.