Estado lidera número de classificados para a terceira fase da competição, com 41,3% dos alunos aprovados.
O Paraná reafirma sua excelência na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA Brasil). Dos 3.332 estudantes classificados para a terceira fase da competição, 1.378 são paranaenses, representando 41,3% do total de aprovados. Os alunos pertencem ao 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio da rede estadual de ensino.
Na primeira fase, o Paraná já havia demonstrado sua força no cenário nacional. Dos 60.317 estudantes brasileiros que avançaram para a segunda fase, mais da metade era do Paraná, totalizando 30.911 alunos. Agora, o Estado mantém sua liderança, superando unidades federativas como o Piauí (1.010 classificados), Ceará (313) e São Paulo (127).
A lista completa dos aprovados pode ser conferida no site www.oniabrasil.com.br.
IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO
Para o secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani, a presença expressiva dos alunos paranaenses na competição reflete o avanço do Estado na área da tecnologia educacional.
“A inteligência artificial tem se tornado cada vez mais integrada à rotina das pessoas, e é inspirador ver como os nossos jovens estão empenhados em aprender e explorar essa tecnologia”, afirmou.
Os estudantes classificados nesta fase terão entre os dias 10 e 17 de março para realizar a prova, aplicada de forma on-line. O resultado será divulgado em 30 de março, e a quarta fase da olimpíada ocorrerá em abril.
PREMIAÇÃO AOS MELHORES COLOCADOS
Para incentivar ainda mais os participantes, o Governo do Estado, por meio das secretarias de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) e da Educação (Seed), premiará os 50 melhores alunos na terceira fase da ONIA.
O investimento total é de R$ 380 mil, distribuído da seguinte forma:
- 30 notebooks VAIO para os alunos classificados do 1º ao 30º lugar;
- 20 iPads 9 para os classificados entre 31º e 50º lugar;
- 20 notebooks VAIO para as 20 escolas com maior número de alunos aprovados para a 4ª fase.
Segundo o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, essa é uma forma de reconhecer o esforço dos estudantes e fortalecer a qualidade do ensino no Paraná.
“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil, reconhecida pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e queremos mostrar para o país a qualidade do nosso ensino também no âmbito da Olimpíada de Inteligência Artificial.”
SOBRE A ONIA BRASIL
A ONIA Brasil foi lançada em novembro de 2024 e é organizada pelas plataformas EduSpace, H2IA/UFPel e IIA/LNCC. A competição acontece em várias etapas até abril de 2025, com desafios on-line e questões práticas.
Os melhores colocados representarão o Brasil na International Olympiad in Artificial Intelligence (IOAI), que ocorrerá em Pequim, na China, em agosto. O evento reunirá os maiores talentos globais da inteligência artificial.