O Paraná alcançou um recorde de participação em competições esportivas oficiais no primeiro semestre de 2024, com um total de 108,6 mil participantes, entre atletas e comissões técnicas. Este número inclui 64,5 mil atletas nos Jogos Escolares, 35,8 mil nos Jogos de Rendimento, 7,5 mil nos Jogos de Aventura e Natureza, e 800 nos Jogos da Integração do Idoso.
O secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, destacou o impacto positivo dessas competições, que vão desde a formação de jovens atletas até a inclusão de idosos, promovendo a saúde e a descoberta de novos talentos.
Jogos Escolares do Paraná (Jeps)
A 70ª edição dos Jogos Escolares reuniu 64,5 mil atletas de 12 a 17 anos, em diversas modalidades esportivas. As finais para alunos de 12 a 14 anos acontecem em Campo Mourão até 20 de julho, com a participação de 7 mil estudantes de 811 escolas.
Jogos de Aventura e Natureza
Os Jogos de Aventura e Natureza contaram com duas etapas, incluindo competições de caiaque, surf, águas abertas, bodyboarding, triatlo e mais de 40 modalidades na Região Metropolitana de Curitiba. A etapa de inverno ocorre no litoral até 9 de agosto.
Jogos de Rendimento
A etapa final dos Jogos Paradesportivos do Paraná em Londrina reuniu 2,1 mil participantes, um recorde para o evento. A primeira fase regional dos Jogos Abertos do Paraná contou com 12,1 mil atletas de 251 cidades. Os Jogos da Juventude do Paraná tiveram 11,6 mil jovens participantes, superando as metas do governo. A competição de futebol Paraná Bom de Bola registrou cerca de 10 mil participantes.
Jogos da Integração do Idoso
Mais de 800 idosos participaram da primeira etapa dos Jogos da Integração do Idoso em Maringá. A segunda etapa será realizada no litoral em novembro, com a participação esperada de 2,5 mil idosos, marcando a primeira vez que o programa terá duas edições no mesmo ano.
Com informações da Agência Estadual de Notícias