Categories: Estadual

Paraná receberá 154 mil doses de hidroxicloroquina

Pivô de polêmicas, a hidroxicloroquina, um medicamento utilizado no tratamento de malária e lúpus, tem sido também utilizado para o tratamento do novo coronavírus. O protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde recomenda que o fármaco pode ser usado em pacientes com infecções graves da Covid-19 e que precisam de internamento em UTI. No entanto, o próprio ministério reconhece que ainda não há evidências científicas suficientes que comprovem a eficácia no combate ao coronavírus. Ainda assim, a Secretaria de Saúde do Paraná vai receber nos próximos dias 154 mil doses de hidroxicloroquina genérica do grupo farmacêutico Novartis/Sandoz.

O acordo foi firmado nesta segunda-feira, 13, entre representantes da empresa e o governador Ratinho Junior. “Segundo os relatos dos médicos, é um medicamento que apresenta resultados positivos, em especial nos casos mais graves. Obviamente seguindo os cuidados necessários e a dosagem protocolar”, disse o governador durante reunião feita através de videoconferência com os diretores do grupo. O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, reforçou que o uso do remédio em pacientes da Covid-19 no Paraná segue todas as orientações das autoridades de saúde.  “Estamos entendendo nos protocolos das UTIs que todos estão utilizando a associação de hidroxicloroquina com azitromicina (antibiótico usado no tratamento de várias infecções bacterianas) no Estado. É uma doação importante”. A doação irá impactar 100% dos pacientes internados no Paraná nos próximos dois meses em um cenário de 13 mil internações.

Participaram da reunião o chefe da Casa Civil, Guto Silva; o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado; o diretor-geral da Sandroz no Brasil, Marcelo Belapolsky; o presidente do grupo Novartis no Brasil, Renato Carvalho; o diretor de relações governamentais da Novartis Brasil, João Sanches; e outros diretores da empresa.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Share
Published by
Redação JC

Recent Posts

POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM COLOMBO

Em uma operação conjunta realizada pela Polícia Civil da Delegacia do Alto Maracanã, em Colombo,…

4 dias ago

GOVERNADOR ENTREGA 225 NOVAS VIATURAS E 1,4 MIL COLETES BALÍSTICOS À POLÍCIA PENAL DO PARANÁ

Nesta segunda-feira, 22 de abril, o Governador Carlos Massa Ratinho Junior conduziu uma cerimônia no…

6 dias ago

UNIDADE DE SAÚDE DO GUARAITUBA É DESIGNADA COMO UNIDADE SENTINELA, NO COMBATE CONTRA A DENGUE

A Prefeitura de Colombo, através da Secretaria de Saúde, está adotando medidas proativas para combater…

6 dias ago

GOVERNO DO ESTADO INSTITUI CÓDIGO DE DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER PARANAENSE

As mulheres no Paraná têm agora um instrumento legal abrangente para a proteção de seus…

1 semana ago

COLOMBO SUB 17 FEMININO ARRASA EM SUA ESTREIA NO CAMPEONATO PARANAENSE

  No último fim de semana, o Ginásio do Rio Verde testemunhou não apenas jogos…

1 semana ago