O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) acaba de receber autorização da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para a utilização de uma nova série alfanumérica de placas veiculares. As novas placas vão variar de TAI a TAZ e de TBA a TBZ, totalizando 439.956 unidades disponíveis para registro.
O estado do Paraná realiza, em média, 21 mil emplacamentos por mês. Somente em 2024, de janeiro a maio, foram registrados 108.487 novos veículos, sendo 102.241 em atendimentos presenciais e 6.606 online.
“Com a introdução das novas placas, estamos assegurando que mais veículos possam ser registrados no Paraná. Esta nova série está projetada para atender às nossas necessidades nos próximos dois anos”, destacou Adriano Furtado, diretor-presidente do Detran-PR.
Os proprietários que desejarem escolher a combinação alfanumérica de sua placa poderão fazê-lo mediante pagamento adicional de R$ 150,00, um serviço exclusivo para carros zero quilômetro. Os recursos arrecadados serão destinados ao desenvolvimento de projetos sociais no estado. A escolha da placa é opcional; caso não haja preferência, a placa será emitida conforme a ordem sequencial do cadastro do Detran.