Empresas abertas no Paraná em setembro levaram, em média, 9 horas e 57 minutos para concluir o processo, segundo dados da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), com base nos números da Redesim, do governo federal. O estado se manteve como o segundo mais rápido do país para abertura de negócios.
Foram 6.115 solicitações de registros no Paraná. Sergipe, líder no ranking com 5 horas e 56 minutos, recebeu 497 processos, 12,3 vezes menos que o Paraná. Em terceiro lugar, o Espírito Santo registrou 1.451 pedidos, com tempo médio de 10 horas e 21 minutos. No Brasil, o tempo médio de abertura de empresas foi de 24 horas, com 75.887 processos.
O Paraná mantém essa eficiência pelo nono mês consecutivo, com tempo médio de abertura variando entre 8 e 9 horas. Em janeiro de 2019, o processo levava 8 dias e 18 horas no estado. O presidente da Jucepar, Marcos Rigoni, ressaltou a importância da agilidade. “O desempenho reflete o compromisso do Estado com a desburocratização e eficiência nos serviços. Manter um tempo médio abaixo de 10 horas por nove meses é um avanço significativo para o ambiente de negócios”, afirmou.
O tempo de abertura leva em conta etapas como viabilidade, validação cadastral e obtenção do CNPJ.