O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os dados mais recentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referentes ao ano de 2023, com destaque para o Paraná. O estado alcançou a primeira colocação nas três etapas avaliadas: anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, e Ensino Médio.

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), o Paraná obteve 6,7 pontos no Ideb, superando em 0,7 ponto percentual (p.p.) a meta estabelecida para o Brasil. No setor privado, o desempenho foi ainda melhor, atingindo 7,2 pontos.

Haroldo Andriguetto Júnior, 1º vice-presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR), atribui esse sucesso ao constante investimento em infraestrutura, tecnologias educacionais e materiais didáticos de alta qualidade. “A gestão de alto desempenho nas escolas privadas e o pensamento de longo prazo têm sido determinantes para esses resultados”, afirma o especialista.

Anos Finais do Ensino Fundamental

Nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), apenas três estados atingiram a meta nacional: Paraná, Ceará e Goiás, todos empatados na primeira posição com 5,5 pontos. Na rede privada paranaense, o índice foi de 6,3, 1,3 p.p. acima da média nacional de 5 pontos.

Segundo Andriguetto, a queda dos números nos anos finais reflete a complexidade dos conteúdos e a necessidade de maior infraestrutura nas escolas, além de formação mais específica dos professores. Ele também apontou que a evasão escolar tende a aumentar nesse período, o que afeta negativamente o desempenho acadêmico.

Ensino Médio: Desafios e Impactos da Pandemia

No Ensino Médio, o Paraná liderou com 4,9 pontos, à frente de Goiás (4,8) e Espírito Santo (4,8), enquanto a média nacional ficou em 4,3 pontos. No setor privado, o resultado foi de 5,6 pontos.

Especialistas acreditam que os resultados ainda refletem os impactos da pandemia de Covid-19, que causou lacunas de aprendizagem entre os estudantes. Além disso, o Novo Ensino Médio, cujas reformas ainda geram incertezas, tem afetado a motivação dos alunos, dificultando uma avaliação mais precisa do desempenho escolar.

Desafios para o Futuro da Educação

Embora o Paraná tenha apresentado bons resultados, ainda há uma distância entre a qualidade da educação oferecida e as metas previstas, tanto no ensino público quanto no privado. Andriguetto enfatiza que o desenvolvimento contínuo da educação depende de investimentos em infraestrutura, formação docente e novas metodologias de ensino.

“A educação é dinâmica e os desafios são contínuos. É essencial investir na carreira dos professores, nos ambientes de aprendizagem e em habilidades socioemocionais de estudantes e colaboradores. Além disso, o uso de tecnologias e inovação nas escolas é crucial para elevar os níveis de aprendizagem e manter-se atualizado diante das transformações tecnológicas”, conclui o especialista.

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