Estado registrou alta de 6,5% nas atividades turísticas, mais que o dobro da média nacional, segundo dados do IBGE.

Com políticas de incentivo e eventos como o Verão Maior Paraná, o Estado se destaca na promoção do turismo e consolida liderança no setor, superando destinos tradicionais como Bahia, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

 

O Paraná foi o Estado com maior crescimento do Brasil nas atividades turísticas em fevereiro de 2025, com alta de 6,5% em relação a janeiro. O resultado, divulgado nesta quinta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais do que dobra a média nacional no período, que foi de 2,9%.

A marca também supera o desempenho de estados com forte tradição turística, como o Rio de Janeiro (3,1%), Minas Gerais (1,7%) e Pernambuco (1,3%). Já outros destinos conhecidos apresentaram queda, como São Paulo (-0,9%), Santa Catarina (-1,1%) e Bahia (-3,2%).

TURISMO EM ALTA E COM RESULTADOS CONSISTENTES

Comparado a fevereiro de 2024, o salto do turismo paranaense é ainda mais expressivo: 9,9%, contra 7,3% no Brasil. Foto: José Fernando Ogura Arquivo AEN

De acordo com o levantamento da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), o setor turístico do Paraná mantém um crescimento sólido ao longo de 2025. No acumulado do ano, o avanço é de 5,9%, também superior à média brasileira de 5,3%. Nos últimos 12 meses, a alta foi de 7,7%, quase o dobro do índice nacional, que foi de 4,3%.

Comparado a fevereiro de 2024, o salto do turismo paranaense é ainda mais expressivo: 9,9%, contra 7,3% no Brasil.

O bom desempenho é atribuído às ações de fomento do setor, como a valorização de roteiros de turismo de natureza, religioso e gastronômico. Um dos destaques foi o Verão Maior Paraná, que atraiu turistas de todo o país com a maior programação de shows e eventos esportivos do Brasil.

CRESCIMENTO TAMBÉM REFLETE NA RECEITA

O aquecimento do setor turístico trouxe resultados diretos para a economia. A receita nominal das atividades turísticas no Paraná cresceu 0,7% em fevereiro, enquanto o Brasil registrou queda de -0,8%.

No primeiro bimestre, a receita do turismo no Estado subiu 9,9%, frente a 9,5% no cenário nacional. E nos últimos 12 meses, a média de crescimento no Paraná foi de 11,2%, novamente acima do índice brasileiro (9,5%).

SERVIÇOS EM GERAL TAMBÉM AVANÇAM

Além do turismo, o setor de serviços no Paraná também se destacou. Na variação acumulada de 12 meses, o crescimento foi de 2,9%, superando o índice nacional de 2,8%.

No primeiro bimestre de 2025, o avanço foi de 0,8%, e, na comparação entre fevereiro deste ano e o mesmo mês de 2024, a alta foi de 3,7% — quarto maior impacto absoluto no resultado nacional (4,2%).

Entre os segmentos de serviços, destacam-se:

  • Serviços prestados às famílias: +6,5% no ano;
  • Serviços profissionais, administrativos e complementares: +2,8%;
  • Serviços de informação e comunicação: +1,8%;
  • Transportes, serviços auxiliares e correio: -0,5%;
  • Outros serviços: -8,8%.

Na receita nominal, o crescimento no bimestre foi puxado por:

  • Serviços às famílias: +14,1%;
  • Serviços profissionais e administrativos: +8%;
  • Informação e comunicação: +6,6%;
  • Transportes e correios: +2,9%.
Compartilhe nas Redes Sociais: