Os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul firmaram nesta quarta-feira, 19, um acordo de cooperação técnica com o obetivo de ampliar a malha ferroviária operada pela Ferroeste (Estrada de Ferro Paraná Oeste S/A), com a implantação do Corredor Oeste de Exportação, ligando Maracaju (MS) ao Porto de Paranaguá. O acordo foi assinado pelo governador Ratinho Junior e o governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja.
O encontro entre os governadores aconteceu em Campo Grande, capital do estado vizinho, e também contou com a assinatura da empresa TPF Engenharia para execução dos Estudos de Viabilidade Técnico-operacional, Econômico-Financeira, Ambiental e Jurídica (EVTEA), que deve ser concluído em um ano. Até setembro, o Governo do Estado também assinará a contratação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), documentos necessários para a execução do projeto. “É um momento histórico para dois estados tão importantes do Brasil. Dois estados produtores, que alimentam boa parte do planeta. Um projeto que já nasce vitorioso, unindo dois polos de produção e criando um grande corredor de exportação”, comemorou Ratinho Junior.
Segundo o governo paranaense, a previsão é de que o novo corredor tenha uma extensão de até 1.371 quilômetros. O projeto inclui a construção de uma nova ferrovia entre Maracaju (MS) e Cascavel (Oeste do Paraná), a revitalização do atual trecho ferroviário operado pela Ferroeste, entre Cascavel a Guarapuava; a construção de um novo traçado entre Guarapuava e Paranaguá e de um ramal multimodal entre Cascavel e Foz do Iguaçu. “É um marco para o setor logístico do País, que vai fazer com que o Brasil avance a passos largos, ganhando competitividade”, afirmou Azambuja.
Durante a reunião, o governador Ratinho Junior afirmou que o Porto de Paranaguá deve receber melhorias, para atender o aumento da demanda que deve ser consequência do novo empreendimento. “Será a ponta final, responsável pela saída da produção. Nos próximos dias, pretendemos dar início ao projeto de ampliação da área de carga e descarga do porto”, disse.
Além disso, a proposta é abrir a concessão do projeto da nova malha ferroviária para a iniciativa privada. Em junho, a Ferroeste foi qualificada para integrar o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Governo Federal, atendendo a um pedido feito pelo Governo do Estado. Com a inclusão no PPI, a União vai ajudar o Paraná com apoio técnico regulatório necessário em diversas áreas, da modelagem e meio ambiente à atração de investidores. “O Governo Federal trabalha de mãos dadas com os dois estados para o avanço deste projeto. Precisamos expandir a matriz ferroviária para tornar o Brasil mais competitivo”, afirmou a secretária especial do Programa de Parcerias de Investimentos, Marta Seillier.
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