Na última sexta-feira (6), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registrou a participação de 835 profissionais de saúde dos 399 municípios paranaenses na capacitação para aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19. O medicamento, produzido pela Pfizer, possui uso emergencial aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde novembro.
A capacitação foi realizada de forma online pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), em parceria com a farmacêutica Pfizer. Para abranger mais profissionais, a Sesa disponibilizou a capacitação para as 22 Regionais de Saúde, que posteriormente encaminharam para seus municípios de abrangência.
“Nosso objetivo é capacitar o maior número de profissionais para que, tão logo chegue essa vacina ao Paraná, as equipes municipais já possam iniciar a imunização”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
As vacinas bivalentes protegem contra mais de uma versão de um vírus, de uma só vez. Neste caso da Pfizer, ela contém as cepas BA.1 e BA.4/BS.5, que são sublinhagens da variante Ômicron, predominante no mundo.