Estadual

PARANÁ ATINGE 10 MILHÕES DE MUDAS DISTRIBUÍDAS EM CELEBRAÇÃO À SEMANA DA ÁRVORE

A Semana da Árvore, promovida pela Secretaria do Estado do Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT), começou nesta segunda-feira (16) no Paraná. A iniciativa prevê a distribuição de 50 mil mudas de espécies nativas em diversas regiões do estado até o sábado (21), Dia da Árvore no Brasil. Com esta nova ação, o governo paranaense alcançará a marca de 10 milhões de mudas distribuídas desde 2019, através do programa Paraná Mais Verde.

Essas mudas são cultivadas em 19 viveiros florestais e dois laboratórios de sementes administrados pelo IAT. Ao todo, são produzidas 163 espécies nativas, sendo 26 delas ameaçadas de extinção. Durante a semana, mudas de árvores como marmeleiro, paineira, araucária, jabuticaba e ipê serão distribuídas à população.

Desde o início do programa, cerca de 9 mil hectares de áreas degradadas, o equivalente a 9 mil campos de futebol, foram recuperados ou estão em processo de regeneração. Mauro Scharnik, gerente de Restauração Ambiental do IAT, destaca que o Paraná Mais Verde busca conscientizar a população sobre a importância ambiental do plantio de árvores, promovendo benefícios como o controle da erosão, a diminuição dos riscos de enchentes, o combate às mudanças climáticas e a redução da temperatura média.

COMO SOLICITAR MUDAS

Interessados podem solicitar até 100 mudas por ano de forma automática através do aplicativo Paraná Mais Verde ou pelo Sistema de Gestão Ambiental (SGA) no site oficial do governo www.sga.pr.gov.br. Pedidos superiores a essa quantidade passam por análise técnica.

VIVEIROS

Os viveiros administrados pelo IAT estão localizados em cidades como São José dos Pinhais, Guarapuava, Cascavel, Paranavaí, entre outras, facilitando a retirada das mudas solicitadas.

PARANÁ MAIS VERDE

O programa incentiva o plantio de espécies nativas em áreas urbanas e rurais, contribuindo para a recuperação ambiental e o equilíbrio climático. Entre suas ações, destacam-se o incentivo à plantação de espécies ameaçadas e a arborização de parques urbanos.

 

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

JUSTIÇA ELEITORAL RECEBE 38 MIL DENÚNCIAS DE PROPAGANDA IRREGULAR

O aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral, já recebeu mais de 38 mil denúncias de propaganda…

1 dia ago

FUMAÇA NAS CIDADES IMPACTOS DA POLUIÇÃO NA SAÚDE PÚBLICA

O excesso de fuligem e fumaça no ar, agravado pelo clima seco, tem gerado preocupações…

1 dia ago

PARCERIA ENTRE GOVERNO DO PARANÁ E SHOPEE INCENTIVA PEQUENOS PRODUTORES LOCAIS

Marcas de pequenos produtores do Paraná ganharam destaque em uma das principais plataformas de e-commerce…

1 dia ago

POLÍCIA PENAL DO PARANÁ ABRE 145 VAGAS NA ÁREA DE SAÚDE

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Simplificado…

1 dia ago

DISTRITO DE SHAN DE SHANDONG: PRODUTOS DE INCENSO TRADICIONAL LEVAM A CULTURA CHINESA AO MUNDO

A produção de incenso da família Wu na aldeia Guocun, no distrito de Shan, na…

1 dia ago

CHENGWU DE HEZE: UMA NOVA CIDADE AQUÁTICA AGRADÁVEL PARA VIVER E TRABALHAR

Ao entrar no distrito de Chengwu na cidade de Heze, a cidade natal de Bole,…

1 dia ago